sexta-feira, setembro 28, 2007

O mundo do humor...

Os japoneses tem os programas mais estranhos e divertidos do mundo... Duvidam? Então vejam...





Quanto aos Incorrigíveis, o Bruno e o Herman estão muito bem, o Zé Diogo melhorou, o convidado José de Pina teve alguns momentos, mas o melhor da semana foi o RAP...



Assim vai o mundo...

quinta-feira, setembro 27, 2007

O mundo do teatro...

E assim do nada, distraído por outras coisas, só hoje soube desta perda e das suas circunstâncias...

Assim vai o mundo...

O mundo dos desafios...

Pediu-me esta bela Maria para falar da minha infância.

"Ora bem, quando fiz 25 anos, decidi escrever as minhas memórias. Aconteceu depois de ter lido as auto-biografias de Pablo Neruda e Gabriel Garcia Marquez. Achei que devia escrever coisas que depois poderia não me lembrar. É um projecto que tem andado devagar. Cheguei já à fase da escola primária. Ou seja, percorri 5/6 anos de uma vida de 25. São as memórias mais difusas onde procuro fazer a minha génese através da minha família. Sei que falta ainda parte da infância e toda a adolescência, mas o resumo e conclusão a que posso chegar é que fui feliz. Vivi talvez a última geração tranquila. No pós-25 de Abril e antes da loucura do fim de século. Ou seja, não vivi os tumultos da Revolução (mas sim a entrada na UE) e tive tempo para gozar a infância sem a pressa que os jovens de hoje tem. Uma cidade pequena e pacata, os amigos e colegas de escola filhos de amigos e colegas de escola dos meus pais, um meio suficientemente pequeno para não ser perigoso e suficientemente grande para haver privacidade. Fiz muito desporto por relação directa com os meus pais, passei muito tempo sozinho por relação directa de ser filho único, aprendi o valor da leitura e não menosprezei a companhia da TV. Ganhei a independência da solidão sem perder a humildade da socialização. Chorei em silêncio, sorri bem alto. Não tive uma infância de ouro, mas conheci a importância de uma vida de platina..."

Assim vai o mundo...

quarta-feira, setembro 26, 2007

O mundo dos desafios...

Continuando com os desafios, foi-me pedido por esta menina que falasse sobre estar longe de quem se ama.

"É um tema fácil para mim, não porque seja agradável mas porque já o senti na pele. Não apenas por uma vez, mas várias. Fosse por condicionantes espaciais (1800 km, 350 km, etc), fosse por condicionantes temporais (ritmos de vida diferentes), ou mesmo por condicionantes sentimentais (dentro da relação, as pessoas terem tipos e intensidades diferentes). De todas me poderia queixar com conhecimento de causa. Sizer "Ah, a vida é tão injusta!" ou "Porque me tinha de acontecer logo a mim!", mas não o faço. Pura e simplesmente porque deixei há muito de me queixar do destino. Seja ele pré-destinado ou resultado do nosso livre-arbítrio, conseguirá arranjar forma de baralhar e dar de novo as cartas da vida. Amar é fácil, ter uma relação já nem tanto, amar e ter uma relação à distância é muito complicado. Lembro-me como as minhas últimas relações não funcionaram justamente por causa das distâncias que falei. Amei qualquer uma delas. Creio que teria vivido a minha vida com qualquer uma e teria sido feliz. Mas se calhar não era a altura para isso acontecer. Há quem me diga veementemente que se deve lutar contra o destino. Eu digo que não. Que se deve fazer o destino lutando por algo ou alguém. Tenho aprendido a viver a vida e o amor com serenidade mas com garra. Afinal, se a felicidade não estiver no final, que esteja no caminho que percorremos. Quanto ao resto, se o amor está longe, inventem. Escrevam-lhe, enviem flores, música, chocolates. Surpreendam-no e surpreendam-se. Só não passem a vida a queixar-se."

Assim vai o mundo...

terça-feira, setembro 25, 2007

O mundo português...

A semana passada andei um pouco arredio dos jornais e telejornais, por isso só ontem soube que José Sócrates chamou "Middle West" ao Médio Oriente (em vez de Middle East) e disse "we will do my best" (em vez de we will do our best). Para mim é muito simples, se é para dar gaffes destas em inglês, prefiro que ele fale portugues. Existem tradutores para isto mesmo. Sinceramente achei uma situação ridícula.

Assim vai o mundo...

segunda-feira, setembro 24, 2007

O mundo da música..

É gira, é portuguesa e canta bem... Chama-se Rita Pereira...



Assim vai o mundo...

sexta-feira, setembro 21, 2007

O mundo do humor...

Desde o início desta semana há mais um belo projecto de humor na net... Chama-se Os Incorrigiveis e junta Ricardo Araújo Pereira, Bruno Nogueira, José Diogo Quintela, Herman José e um convidado semanal (esta semana Nilton). Eles tem liberdade para falarem do que quiserem, o que tem como resultado a loucura. Esta semana não achei muita piada ao Zé Diogo (o tema tá gasto) nem ao Nilton (não faz o meu estilo), o Bruno (admito que tem sempre o meu benefício) teve bem mas pode melhorar, mas melhor estiveram o RAP (texto e interpretação típicos) e o Herman (espero que esteja de volta). Hoje deixo os vídeos dos dois, mas passarei só a deixar o meu favorito...





Já agora deixo-vos esta pérola...Vejam se o reconhecem antes dele dizer o nome...



Assim vai o mundo...

quarta-feira, setembro 19, 2007

O mundo da imprensa...

José Manuel dos Santos escreve todos os Sábados na revista Actual do Expresso. É para mim o autor de uma das melhores colunas da imprensa portuguesa. A sua "Impressão Digital" toca muitos assuntos, mas sempre com uma escrita cuidada e apelativa. Deixo alguns exemplos para que apreciem:

[sobre os Açores] "Nada que é dos Açores me é indiferente: fui lá e fiquei para sempre. (...) Os Açores são um universo de bolso! Uma síntese, um segredo e um sinal. Um reino e um exílio. Um relâmpago de terra. (...) Nos Açores, os elementos possuem-se, cavalgam-se, geram-se, transformam-se uns nos outros: a terra torna-se fogo; o fogo, ar: o ar, água: a água, terra. Tudo é luz: luz subterrânea, luz alada, luz aquosa, luz ardida. Luz lenta, luz leve, luz larga, luz longa, luz limpa. E tudo se faz música. Até nós."

[sobre papéis] "Vivo rodeado de papéis, cercado pelo que leio e pelo que escrevo: livros cadernos, cartas, revistas, blocos de notas, jornais, folhas soltas. (...) Gosto de guardar palavras, de coleccionar frases, de juntar textos. (...) Por toda a minha casa, há livros e papéis, reunidos numa desordem de que só eu tenho a chave que a transforma em ordem íntima. (...) Com a cama ameaçada pelos livros, adormeço diariamente rodeado por uma constelação de palavras."

Assim vai o mundo...

terça-feira, setembro 18, 2007

O mundo do humor

O Correcto e o Justo
Dois advogados encontram-se no parque de estacionamento de um Motel e reparam que cada um está com a mulher do outro. Após alguns segundos de perplexidade, um diz ao outro, em tom solene e respeitoso:
-Caro colega, creio que o correcto seria que a minha mulher viesse comigo no meu carro, e a sua mulher voltasse com V. Excelência".
Responde o outro:
-"Caríssimo colega, isso seria o correcto, mas não seria o justo, tendo em consideração que V. Excelência está a sair, e eu ainda estou a chegar."

Assim vai o mundo...

segunda-feira, setembro 17, 2007

O mundo dos desafios...

Começo hoje a resposta aos desafios que me foram propostos. Não seguirei nenhuma ordem que não seja a aleatoriedade. Alguns textos serão puras dissertações, noutras procurarei fazer um texto mais romanceado. Assim sendo, a pedido da menina Som do Silêncio, o primeiro tema é a viagem da minha vida...

"É-me simples falar de viagens. A minha personalidade torna-me um apátrida geográfico e sentimental. Se a vida é uma eterna viagem, então a cada dia procuro descobrir-me um pouco mais. Na busca de ser um filho, amigo, amante, homem melhor. Costumo dizer que sou de onde estou. Como qualquer ave migratória, tenho o meu ninho, mas gosto de partir. Cumpri há pouco a vontade de conhecer Cuba. A terra, o clima, as gentes. Foi maravilhoso como quando descobri os Açores, a Grécia, a Itália, a Bélgica, a Alemanha, etc... Em cada um destes sítios que conheci, conheci-me um pouco mais. Fui percebendo o quão complexo sou enquanto ser humano e como a verdadeira sabedoria está em descobrir o mais simples que há em nós. Faltam muitos locais onde quero ir! Brasil, Argentina, Chile, Nova York, África... Locais onde me quero perder apenas para me encontrar. Até porque a viagem da minha vida, como deve ser a de cada um de nós, é ao interior de mim mesmo. Foi numa viagem ao Hospital, residência por dez dias em 2003, que mais aprendi da vida. Sem sair da minha cidade natal, aprendi o que é ser despojado daquilo que me faz falta: liberdade! Não é o estar em sofrimento, é o não poder partir. Estar preso a uma cama fez-me entender as prioridades da vida. Por muito bem que estejamos, tudo nos pode ser tirado em breves momentos. O que fazer então? Viver com medo do que nos pode ser tirado? Não. Viver com intensidade e tranquilidade. Na mesma proporção! Reprimir tudo o que seja negativo, porque são coisas superfluas. Aproveitar o que de bom esta vida nos traz, dizer o que sentimos sem medo das palavras, sem medo que isso nos vincule a algo. Se quisermos, até a pior coisa do mundo pode ser relativa. Basta que não nos roube o sorriso...
Continuarei a fazer as minhas viagens. Pelo mundo e pelo meu Mundo. Aconselho que as façam também e que se percam. Porque no fundo se se guiarem por mapas, irão apenas onde outros já foram..."

Assim vai o mundo...

O mundo do humor...

É claro que Ricardo Araújo Pereira não podia deixar de falar do acto de Scolari... E em dose dupla...





Assim vai o mundo...

domingo, setembro 16, 2007

O Mundo...

Ontem foi dia de ressaca monumental, depois de uma bebedeira ligeira... Estou a ficar velho...

Não queria deixar de tirar o meu chapéu a isto...



Os Lobos são um motivo de orgulho para Portugal...

Assim vai o mundo...

sexta-feira, setembro 14, 2007

O mundo da rádio...

O meu caro Pedrinho lá terá as suas razões mas não me parece nada bem que se acabe com A Hora do Lobo... António Sérgio merecia mais... Podem ler aqui...

Assim vai o mundo...

quinta-feira, setembro 13, 2007

O mundo português...

Já aqui falei do orgulho que tenho de certas coisas no meu país. Mas de repente duas coisas que me tiram do sério...



Já bastavam os casos de João Pinto, Sá Pinto, etc, para manchar o nosso nome do mundo do futebol. Não é preciso o Sr. Scolari fazer mais por isso. Até estou à vontade porque nunca o defendi, mas acho que este é um ponto limite que ultrapassa as simples questões técnicas. Trata-se de fair play...



O Dalai Lama é um Prémio Nobel da Paz, para além de ser uma figura internacional que gera consensos (na linha de Nelson Mandela). Não ser recebido pelo Presidente da República ou pelo Primeiro Ministro de Portugal, por muito camuflado que seja pela nossa inteligentsia diplomática, é algo que em deixa triste e envergonhado.

Assim vai o mundo...

quarta-feira, setembro 12, 2007

O Mundo anda arrasado...

A temporado do volei já começou... É carga física atrás de carga física... Já nem consigo andar direito e ontem lesionei-me numa virilha (sítio sensivel)... Já só vai lá com o Rocky...



Assim vai o Mundo...

segunda-feira, setembro 10, 2007

O mundo dos Lobos...



Tenho muito respeito pelo desporto Rugby e ainda maior pela selecção portuguesa de Rugby. Ontem o resultado diz que a Escócia ganhou, mas todos os portugueses sabem que os Lobos não perderam...

Mais a mais concordo com o que o amigo Gomez diz...

Assim vai o mundo...

O Mundo está contente...

Tenho que vos agradecer pelos temas fantásticos... Podem continuar a dar ideias... Vou anotar e serão feitos textos para todos...

Assim vai o mundo...

sábado, setembro 08, 2007

O desafio do Mundo...

Normalmente nos desafios, eu daria o tema e vocês dariam o texto... Inverto as regras... Deem o tema para uma pequena estória, eu farei o texto... Apetece-me escrever...

Assim vai o mundo...

sexta-feira, setembro 07, 2007

O Mundo desaparecido...

Tive os últimos dois dias ligado ao meu querido projecto EXITO... Difícil acordar cedo, e sem remuneração, mas vou ter saudades. Mais um ciclo que se acaba...

Assim vai o mundo...

PS- Esqueci-me de por aqui a música da minha saída de Cuba. Aqui vai...



Luis Aguilé - Cuando salí de Cuba

terça-feira, setembro 04, 2007

O Mundo de Setembro...

Este mês será de cultura... Quero ver se aproveito o "The Pillowman" no Porto, o "Os melhores Sketches dos Monty Pithon" em Lisboa, os "The Police" em Lisboa, etc....

Assim vai o mundo...

segunda-feira, setembro 03, 2007

O mundo e a guerra...

O vídeo do post anterior representa muito do que penso da guerra. A ingenuidade e sacrificio de jovens soldados, a hipocrisia corajosa das condecorações dos generais, a loucura inane de uma pessoa que vê na guerra um divertimento, a visão artistica que muitos dos loucos que fazem a guerra conseguem ter... Creio que o realizador deste vídeo é dos países da Europa de Leste! Tem com certeza um conhecimento próximo dessa nefasta realidade. A música é muito "Kusturica" e dá-nos uma sensação de insanidade premente. Gostei muito deste pequeno filme. É uma lição de guerra...

Assim vai o mundo..

sábado, setembro 01, 2007

O mundo e a guerra...

Hoje deixo-vos o vídeo e quero que comentem... Amanhã direi tudo o que penso deste pequeno filme fantástico...



Assim vai o mundo...