quarta-feira, abril 20, 2011

O mundo português..

Portugal deve aproveitar a presença do FMI em Portugal para fazer uma renovação de cima até baixo de toda a classe dirigente! Estamos num ponto de viragem da nossa história! Ou conseguimos apanhar este comboio ou resvalaremos para os países em desenvolvimento.

Assim vai o mundo...

segunda-feira, abril 18, 2011

O mundo dos filmes...

Ora bem, estive fora do blog mas agora compenso com uma catrefada de filmes...

- "The Tourist/O Turista" foi um dos nomeados para os Oscars! Não é um filme brilhante, não é um filme que ficará para a História, mas três coisas merecem destaque: a beleza de Angelina, o argumento é engraçado e Johnny Depp é dos melhores actores de actualidade que merece prémios e prémios! Tenho dito...



- "127 hours/127 horas" também foi nomeado para os Oscars! Sendo que sou admirador de estórias verídicas, gostei do filme. É um filme que tinha tudo para ser chato mas James Franco sozinho consegue levar o filme às costas. Notável desempenho!



- "The Fighter/Último round" foi outro dos nomeados! Um Christian Bale no raio do overacting mas com um magnetismo fabuloso e um Mark Wahlberg que tem um estilo de representação tão sólido como os murros que apresenta no filme. Não é o melhor filme de boxe mas é um bom filme...



- "Public Enemies/Inimigos Públicos" já tem um par de anos mas só o vi agora! Um filme de Michael Mann sobre gangsters, com um bom argumento mas sobretudo com mais uma, estou a ficar repetitivo, maravilhosa interpretação de Johnny Depp. A estória de John Dillinger a fazer lembrar o inesquecível "Os Intocáveis".



- "Jangada de Pedra", é sempre muito complicado adaptar Saramago para filme. Não que a escrita não seja cinematográfica, porque até é, mas porque se pode perder às vezes a natureza e força das metáforas do Nobel português. Num filme internacional, muito ibérico, a essência do filme está lá mas não acho que tenha conseguido a força de "Ensaio sobre a Cegueira".



- "The Edge/No Limite" tem mais de uma década mas nunca o tinha visto de princípio ao fim! Anthony Hopkins nunca sabe representar mal e neste filme, que não é nada de extraordinário, consegue sempre prender-nos com a sua interpretação no limiar do sombrio. A fala baixa, a quase ausência de tiques, os silêncios. Sem dúvida um do meus actores de eleição.



- "Alive/Estamos vivos" é mais um filme baseado numa estória verídica. Uma equipa de rugby uruguaia que depois de um acidente de avião no Andes se vê obrigada a fazer tudo, inclusive canibalismo, para sobreviver. Um filme duro com um Christian Slater quase adolescente e Malkovich como narrador.



- "Body of Lies/O Corpo da Mentira" é um filme de 2008 que teria tudo para me convencer. Ridley Scott a realizar, Di Caprio e Crowe nos principais papéis. Mas não conseguiu! Talvez porque já esteja farto das manigâncias da política externa dos EUA, mas a verdade é que ver um conjunto de mentiras no ecran, a verdade é que não me chama!



- "The Old Man and The Sea/O Velho e o Mar" é a adaptação ao cinema de um dos meus clássicos favoritos de Hemingway! Nesta versão de 1958 com Spencer Tracy no principal papel, o livro é bastante respeitado. Aliás, para as mentes actuais, quase demasiado respeitado porque o filme parece arrastar-se, mas isso foi um tributo do realizador à escrita de Papa Hemingway.



- "Firewall" é um thriller que sinceramente não me suscitou nada de interessante para dizer...



- "The Sentinel/O Sentinela" também não é um filme brilhante mas pronto tem mais alguns twists que o filme anterior. O elenco é bom mas nenhum é fascinante.



- "Life/É a Vida" junta Martin Lawrence e Eddie Murphy. Eu confesso que gosto destes dois comediantes e me divirto sempre quando os vejo. E este filme é uma comédia que diverte...



Assim vai o mundo...