quarta-feira, março 28, 2012

O mundo dos blogs...

Já lá vão sete anos... Sete anos de blog Francisco del Mundo... Desde que comecei a escrever aqui, foram centenas de posts, centenas de assuntos, centenas de opiniões. Já escrevi todos os dias, já tive semanas sem escrever... Mas sempre estará aqui este porto de abrigo para me expor... A todos vocês que acompanham esta odisseia, muito obrigado...

Assim comemora o mundo...

terça-feira, março 27, 2012

O mundo dos filmes...

E eis que termina a trilogia Millenium! “The Girl Who Kicked The Hornet’s Nest” é o filme mais parado dos três mas onde toda a trama se desvenda. Finalmente todos os segredos são desvendados. Mais uma vez é Noomi Rapace que domina o filme no fabuloso papel de Lisbeth Salander. Num retorno a uma personagem mais freak, é ela que comanda o argumento e faz de todos os outros personagens marionetas. Em termos de imagem e som é o melhor filme da versão sueca e consegue captar-nos a atenção apesar das mais de duas horas de película.




Assim vai o mundo...

segunda-feira, março 26, 2012

O mundo dos filmes...

Depois de ver as duas versões (sueca e americana) do primeiro capítulo da saga Millenium de Stieg Larsson, vi agora o segundo filme da versão sueca. Neste “The Girl Who played with Fire”, Lisbeth Salander é claramente a protagonista. E Noomi Rapace mostra-se melhor actriz. Num papel mais contido, menos visceral mas mais intenso, a actriz consegue passar-nos uma Lisbeth mais mulher e menos freak. Enquanto no primeiro “episódio”, o argumento é claramente fechado, aqui várias questões ficam em aberto para o terceiro e último tomo.



Assim vai o mundo…

quinta-feira, março 22, 2012

O mundo da música...

Este senhor é o próximo grande senhor da música! Acreditem em mim!! O seu nome é Michael Kinawuka...







Assim vai o mundo...

O mundo dos filmes...

Ora nesta coisa do cinema as versões e remakes são sempre algo estranho. Sem ter lido os livros de Stieg Larsson (e por isso me penitencio), decidi ver a versão sueca e norte-americana do primeiro volume “The Girl with the Dragon Tatoo”. É impossível não comparar.
A nível técnico, de som e imagem, é óbvio que a versão americana é melhor (até porque na Suécia foi um telefilme), com algumas nomeações para os Oscars. Em termos de argumento, acho que a versão sueca é a melhor (mesmo não sabendo qual é a mais fiel ao livro) porque a americana perde-se muito. Em termos de actores é óbvio que Daniel Craig e Rooney Mara são melhores actores mas creio que os actores encaixam melhor no papel (sobretudo Noomi Rapace como Lisbeth Salander). Onde a versão fica a ganhar é claramente nas personagens secundárias com alguns nomes consagrados.

Seja como for vejam as duas e decidam…





Assim vai o mundo…

domingo, março 18, 2012

O mundo do jornalismo

Gosto de Mário Crespo. Acho-o um excelente jornalista, um óptimo entrevistador e um bom cronista. Não sei se por crença ou por amizade, mas Mário Crespo intrometeu-se na questão RDP- Pedro Rosa Mendes. E do lado que menos julguei ser possível: o lado da censura. Não vou dar a minha opinião sobre essa questão mas acho que Crespo não devia ter usado a sua crónica no Expresso para criticar o próprio jornal na defesa do cronista Miguel Sousa Tavares e o “direito à resposta” de Luis Marinho. Infelizmente tenho de compreender e concordar com a direcção do semanário em terminar com a crónica de Mário Crespo.

Assim vai o mundo...

sexta-feira, março 16, 2012

O mundo dos filmes...

Consigo entender os dois lados da crítica a “Os descendentes”! Se por um lado dizem que é um filme parado onde pouco se passa, por outro lado tenho de dizer que isso é das coisas mais difíceis de se fazer ao escrever uma estória. O argumento é fantástico e a nomeação para o Oscar mais que merecida. Por outro lado, é óbvio que se tem de falar em George Clooney. Num papel que cada vez lhe assenta melhor, ele é um homem de meia-idade sem o sex-appeal que todas as mulheres do mundo ainda lhe encontram, mas com a carga dramática da experiência. Um filme que não é o melhor do filme mas uma estória daquelas que merece vista.



Assim vai o mundo…

terça-feira, março 06, 2012

O mundo dos filmes...

Se querem um filme fácil, este não é um deles. Não se aconselha ver este filme cansado ou com sono. "Mr. Nobody" é um constante exercício de construção e desconstrução de hipóteses baseadas nas escolhas e decisões de uma personagem, Mr. Nobody. Jared Leto é um homem, o último mortal num futuro distante, que deixa a memória ou falta dela vaguear pelo seu passado, real ou imaginado. O argumento quase se perde, mas consegue criar a lógica necessária para torná-lo coerente e interessante. Não será um dos filmes que ficará no canones do cinema, mas é sem dúvida um filme para nos fazer pensar sobre a vida...



Assim vai o mundo...