segunda-feira, maio 09, 2011

O mundo da tv I...

Ontem deu o segundo episódio de Peso Pesado! Ora bem, eu fui um seguidor atento do programa original norte-americano. Por muito que me custe o programa portugués é uma cópia mal tirada. E é assim por muitas razões.

- Julia Pinheiro não é uma apresentadora sóbria. Mesmo quando tenta, tem sempre uma análise pseudo-psicológica sobre o que acha que está a acontecer! A apresentadora do concurso original é sóbria, raramente dá palpites e permite aos concorrentes dizerem efectivamente o que pensam. Mas Júlia gosta de audiência e de drama, por isso enfatiza aquilo que não tem de enfatizar: o facto de ser um jogo!

- Os treinadores não tem a competência psicodesportiva dos treinadores originais. Não se pedia que fossem os melhores do mundo, mas que fossem fortes na componente comunicativa, porque muitos dos problemas daquelas pessoas é acima de tudo a nível mental.

- Os concorrentes, logo numa primeira semana, encararam aquilo como um jogo e como um meio de chegar ao prémio monetário. A maioria não vê isto como uma oportunidade de mudar radicalmente o seu aspecto físico e saúde, mas sim como um meio para atingir o fim monetário. Tenho pena que parte da culpa seja da produção, pois introduziu uma modernice portuguesa que impede um concorrente de ganhar o prémio final.

- Para quem possui um índice de massa gorda tão elevado, os concorrentes perderam muito pouco peso na primeira semana. Não sei se os treinos foram pouco puxados ou se os concorrentes se desleixaram, a verdade é que o concorrente que mais perdeu peso perdeu 5kg (a título de exemplo, houve concorrentes norte americanos a perderem 15 kg na mesma primeira semana).

- A produção é fraca! Os episódios são arrastados e dão mais importancia ao diz-que-disse do que ao treino em si. Parece que em Portugal gosta-se mais de falar que trabalhar.

Tenho pena de ser esta a minha análise, porque estava com bastante expectativa sobre o programa e o quanto podia alterar a nossa dieta alimentar e frequência de actividade física.

Assim vai o mundo...

1 comentário:

Livros em 2ª Mão disse...

Francisco,
Infelizmente sou obrigada a concordar com tudo!
Como espectadora assídua do programa americano, tinha muitas expectativas em relação à versão portuguesa, mas não tem muitas semelhanças.
É pena, pois pensei que seria uma lufada de esperança, de tomada de consciência, de incentivo, e afinal...
Espero que melhore! ;)
*s