Pois bem, em relação à frase de ontem:
"Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de rastos à sua procura."
em que vos pedi para colocar uma vírgula, foi com agrado que vi as vossas respostas...
De facto, sendo um exercício usada na nossa formação, notamos esta curiosidade:
- as mulheres geralmente colocam a vírgula após o substantivo"mulher";
- os homens colocam sempre a vírgula após a forma verbal "tem".
Isto porque esta simples frase pode reflectir o ponto de vista que temos! Se consideramos um ponto de vista mais masculino, defenderiamos que se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria de rastos à sua procura. Porém, uma elaboração mais detalhada da frase (com a mudança da vírgula para a frente da palavra mulher), alteraria o objecto analisado, e seria o homem a andar de rastos...
Como bem salientou uma querida comentadora, hoje em dia ninguém tem de andar de rastos atrás de ninguém! Mas infelizmente não creio que ainda se dê o devido valor à Mulher. As visões estereótipadas ainda são comuns, seja nos anúncios, seja no trabalho, seja na família, etc... Embora mais ligado ao trabalho, o meu projecto visa descontruir esses efeitos segregadores! A igualdade não é o confronto de machismo e feminismo. Antes a sua não existência! O facto de ser cavalheiro, ao abrir uma porta por exemplo, não faz com que pense que a mulher é mais ou menos que eu, é apenas um gesto de civismo! O facto de oferecer o meu casaco numa noite mais fria não porque pense que a mulher é mais fraca, mas porque me sinto na obrigação de provir um melhor conforto.
No nosso burgo, temos ainda muitas ideias pré-concebidas! É uma sociedade que ainda tem muitos dogmas, e um deles é a auto-libertação da mulher. Não é um problema exclusivamente português mas que a entrada na UE veio reafirmar. Cabe-nos a todos nós lutar contra isso, já que acertar no sítio da virgula é uma coisa, transpor isto para o quotidiano é outra...
Assim vai o mundo...
quarta-feira, novembro 01, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
10 comentários:
Assim vai o mundo!
Bem colocada essa questão, Francisco!
Mas, onde ficam os tão aclamados casais modernos?!
:)
Abraço
Ahahaha, VF, para mim um casal moderno é um casal que compartilha responsabilidades, que a mulher pode ganhar mais que o homem sem haver confusões, que o homem pode muito bem cozinhar e ajudar na lida da casa.. Esses serão os casais do futuro!!!
Abraço
"ajudar na lida da casa"- wrong choice of words- sabes que e isto mesmo que temos de mudar, a raiz do problema. O homem nao tem de ajudar ninguem,mas sim partilhar a lida da casa.
Como grande parte dos casais homosexuais em que estao questao nao existe. Existe a disponibilidade.
Abraco
gostei particularmente da última frase...beijocas;-)
Yap: oportuno,actual e como complicado para certas cabecinhas.
Grande a responsabilidade que trazemos aos ombros: se não queremos perpetuar as ideias machistas e de desigualdade cabe a nós começar a educar, a provocar a diferença!
Desculpa, Netro, não percebi a minha má escolha de palavras! Quando digo ajudar não falo em percentagens! Até pode ser 50%... Ou pode ser 10%! Porque imagina que é inapto a cozinhar! Ou uma mulher é inapta a cozinhar... Não, lições neste campo não levo!!:D
Abraço
Iva, obrigado!
Aifos, não é de facto um assunto pacífico e vai demorar.. Mas tem de ser do género "água mole em pedra dura, tanto bate, até que fura"!...
Beijos
Acabaste de levar uma licao:) As palavras que escolhes vao te ser sempre muito importantes e sao estas "pequenos" erros que sao enormes e que temos de retirar de nos. E-me importante isto porque ando a lutar contra meio mundo por questoes como esta.
Netro, peço desculpa de interpelar tão directamente mas normalmente quando vem aqui advoga uma autoridade moral que pelos vistos eu nunca hei-de alcançar... Ao longo deste ano e meio já tivemos algumas divergências! Respeito-as porque gosto de diversidade de opiniões. Agora uma coisa que nunca fiz foi dizer que a minha opinião é melhor que a dos outros! Não é. É a minha!
E no comentário que me fez, que continuo a não perceber o que "ajudar na lida da casa" (e para lhe ser franco falei hoje com especialistas nesta área) tem de errado. Agora as lições quando se recebem, ou a pessoa percebe que a recebeu, ou não vale a pena... Ora, eu continuo a não perceber! Posso ser burro. É uma hipótese! A outra é a lição não ter sido bem dada.
Seja como for, agradeço o comentário, apenas lamento o tom... Porque se ambos remamos para o mesmo lado (igualdade de oportunidades), baralha-me quem bata no outro remador....
Abraço
Mas quem anda a bater no outro remador es tu. Nao tinha intencao nenhuma de te despertar essa violencia de palavras, mas o que e tao dificil de interpretar o "ajudar na lida da casa"? Parece-me bastante obvio. Quando ajudas e quando alguem precisa de ajuda. Va va, quem sao os especialistas no assunto? Ando ca fora pelo mundo a batalhar as questoes de forma directa e dizes-me que existem especialistas no assunto? Que venham batalhar pessoalmente contra o turismo desenfreado na Croacia, ou a favor das mulheres do mundo muculmano poderem praticar a sua propria religiao... Se vierem conheco-os de certeza e com essa mesma certeza nao se irao achar especialistas em nada, porque o melhor a ter em tudo isto e a humildade de se saber que nao se sabe nada. Ficar em portugal acho que te deveria provocar uma vontade em aprender e nao a dizer que "Não, lições neste campo não levo!!". Anda ca para fora tentar lutar contra injusticas e vais ver que levas muitas.
Netro, dou-lhe razão... Sou um ignóbil... Espero então que não tenha de voltar aqui para ver as asneiras que escrevo...
Abraço
Enviar um comentário