Neste último dia da semana de trabalho, deixo os três casos que menos concordo com o Acordo por achar que não ajudam à facilitação da leitura ou fala, apenas da escrita..
Acento diferencial
Os acentos agudos ou circunflexos deixarão de ser usados para diferenciar palavras (pára/para; péla/pela; pêlo/pelo), passando a ser escritas sem acento. Acho que não preciso de falar muito sobre isto (uma frase como "Pára e escuta" ficará "Para e escuta").
Acento Circunflexo
Deixará de existir em palavras paroxítonas terminadas em "o" duplo (enjôo e vôo passa a enjoo e voo) e também deixarão de ser usados em verbos como crer, dar, ler e ver e seus derivados (crêem, lêem e vêem passam a creem, leem e veem). Nestes casos, acho que se continuará a ler da mesma forma quem aprendeu com o acento, mas quem aprender a língua de novo pode ter dificuldades.
Estações e Meses do Ano
Passarão a ser escritos com letra pequena. É que não entendo o porquê desta mudança. Bem sei que o único caso que pode complicar é o Verão/verão, mas não entendo qual é a mais valia em mudar esta situação.
Assim vai o mundo...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Eu recuso-me a escrever facto sem c, baptizado sem p... Recuso-me. Que merda de acordo é este?
sorry O_o
maria, um que vais acabar por usar... ahahha
Beijo
Não, não vou. Acredita Francisco, não vou. Não me podem obrigar, os meus dedos e os meus olhos recusam-se a conspurcar a língua portuguesa.
Enviar um comentário