sábado, agosto 25, 2007

A resposta do Mundo...

Depois do meu último post, tive algumas respostas mais inflamadas... Não é caso para isso. Apenas disse que faltava algo às pessoas de Lisboa. É óbvio que qualquer generalização é complexa. Como por exemplo dizerem que o Norte (Porto, Braga, Guimarães, etc) é todo igual ou que todas as pessoas do Norte dizem 11 palavrões em cada 10 palavras... E eu nunca disse que não há coisas boas nos lisboetas! Mau seria... O que disse é que muitas vezes parecem olhar mais para aquilo que parece do que o que é. Se parece ser desajustado ou não de acordo com a norma social, não é um comportamento que se deva ter. E a sensação que fica é que no resto do país, talvez por uma certa ingenuidade, as reacções são mais espontâneas. Mais verdadeiras. Foi isso que quis dizer. Seja como for fica aqui um convite: a todas as pessoas que se sentiram ofendidas (e às outras também), atrevam-se a vir para cá do Mondego e serão minhas convidadas... Mostrarei o Portugal à volta da capital...

Assim vai o mundo...

12 comentários:

CS disse...

Ei... Eu não disse que "todas as pessoas do Norte dizem 11 palavrões em cada 10 palavras". E o que disse foi em tom de brincadeira. Agora que no Norte o palavrão é dito com mais à vontade, isso é. Não é bom nem mau... é diferente. São generalizações claro e têm o valor que têm. Mas se as fazemos para um lado temos de as saber ouvir também para o outro lado. Parece-me...

Beijinho

Nanny disse...

Sabes, é muito difícil generalizar... em Lisboa também há pessoas genuínas e verdadeiras... o meio é que é diferente e exige comportamentos mais contidos.

Mas Lisboa é quase a cidade de ninguém, porque cá vivem pessoas de todas as regiões e nacionalidades.

Beijinho e vim daí de cima ontem :D

Sabina disse...

Quero lá saber das vossas discussões Porto e Lisboa... pensei que isso jã não se usasse.

O que eu quero saber é: quando é que posso passar o Mondego??

Bjos borracho

Andreia disse...

o mais longe que fui até ao Norte foi a Viseu...ia morrendo de tanto a rir por causa do sotaque... eu sei...é feio rir dos sotaques das pessoas, mas era engraçado...

mas agora a sério, Lisboa alberga montes de gente, segundo o meu stor de geografia a AML tem 2 milhoes e tal de pessoas, é normal que ela começe a ser a cidade menos portuguesa de Portugal...

eu ate ia contigo, mas a minha mae sempre me disse pa nao ir com estranhos...tou a brincar jovem
beijos

Francisco del Mundo disse...

cookie, não te parafraseei a acusar-te de nada...:D Está tranquila!:D Mas se fores a Londres, Roma ou Madrid, ouvirás bollocks, catzo ou roder com a mesma facilidade que ouves foda-se no Porto. E são tudo capitais..:D As pessoas leram o meu post como acusação quando apenas fiz uma diferenciação e exprimi a opinião que prefiro o Porto.
Beijo

Francisco del Mundo disse...

nanny, eu sei que existem... Continuo a achar que as pessoas não entenderam. Falei mais de reacções, de maneiras de estar! Cá em cima eu posso ser mais brutalmente sincero que ai. Esta discussão toda é um exemplo.:d
Beijo

Francisco del Mundo disse...

Saci, não foi uma discussão. Exprimi a opinião e parece que algumas pessoas não gostaram...:D Ainda bem porque assim sentiram-se e insurgiram-se!:D Como bons portugueses e não somente lisboetas..:D
Quanto a subires o Mondego, tens livre transito! Ate para subires o Douro.:) Mas és daquelas lisboetas que só desces...:P
Beijo, borracho

Francisco del Mundo disse...

andreia, como tu milhares e milhares de lisboetas nunca vieram cá cima e riem-se dos sotaques porque acham pitoresco. E dizem que não tem sotaque!:D Eu que sou do Norte, admito que o português mais sem sotaque é o de Coimbra...
Quanto aos estranhos, a tua mãe tem razão...Há pessoas do piorio...:D
Beijo

Andreia disse...

Francisco, ofendeste-me... eu não sou de Lisboa... sou de santarém.... tou chocada... passei por lisboeta...ai

beijos

Francisco del Mundo disse...

Andreia, ofendi-te por te chamar lisboeta??? ahahahha Desconhecia que era uma ofensa. Porém ficam as minhas desculpas, menina scalabitana...
Beijo

Andreia disse...

epa 1 pouco, eu tenho orgulho de ser a única descendente dos meus pais a ser scalabitana... mas pronto desta vez passa...ahaha

beijos

Unknown disse...

Olá Francisco!
Regressada de férias, vim espreitar!! Confesso que nunca pensei que o teu post gerasse tanto alarido.
Aceito e respeito todas as opiniões, apenas eu, por condicionantes da minha maneira de ser, tenho muitas dificuldades em caracterizar ou rotular as pessoas na generalidade. Agora particularmente, aí sim!
Como te disse, ADORO o Porto e Lisboa... CIDADES ... as pessoas, umas sim, outras nim e outras não mesmo!
E assim será em todo o lado, cidade e país!
Continua como és, gosto do teu Blog...

Opiniões... ;)