quinta-feira, dezembro 28, 2006

O mundo dos livros...

Já não me lembrava de ler um livro num dia. Mas as cerca de 120 páginas de Os Dias da UNAMET do Hernâni Carvalho voaram...
Conheci o Hernâni Gonçalves há uns anos, num colóquio organizado pelo meu curso sobre Timor Leste. Tivemos a então Embaixadora Ana Gomes (longe ainda das tricas partidárias) a anunciar que Xanana Gusmão não quis ser guerrilheiro mas foi, não quis ser político mas seria, e não queria ser Presidente mas seria-o. A História veio dar-lhe razão. Lembro também de uma comunicação do próprio Xanana lida pelo simpaticíssimo Roque Rodrigues (o melhor embaioxador de Timor a par de Ramos Horta e Ximenes Belo). E lembro-me de um jornalista da RTP, com os seus 30 anos, com uma voz rouca inconfundível, e o coração ao pé da boca. Nessa altura, como no livro, Hernâni Gonçalves não conseguia ser imparcial. Tem uma adoração pelo povo de Timor, tem um ódio de estimação aos indonésios e tem uma revolta incontida para com quem se esqueceu de Timor (desde Kofi Annan ao Papa). em situação de conflito, e os dias pré e pós-referendo em Timor Leste foram de terror, tendemos a escolher um lado. Normalmente é o lado dos mais fracos, daqueles que apesar de todas as atrocidades, conseguiram obter 79% a favor da independência.
Várias vezes, as verdades mais duras saem-lhe desbragadas mas perdoamos porque sabemos que vem do coração. Porque até poderiamos pôr em causa o seu discernimento mas como podemos julgá-lo quando ele foi um dos que nunca abandonou Timor e que acabou como padrinho de uma criança timorense.
Tenho-o visto agora na SIC a vir dar voz a casos que para nós são escabrosos (violência, maus tratos, negligência) e a que viramos a cara, mas é desse jornalismo que ele vive. Desde a causa mais individual (uma criança) até à causa mais internacional (Timor), todas cabem no coração de Hernâni Carvalho.

Assim vai o mundo...

4 comentários:

ivamarle disse...

um Homem com uma causa, nobilíssima, por sinal!!!!

Francisco del Mundo disse...

Iva, não tenhas dúvidas...
Bacione

silvia disse...

Mais um ano chega ao fim... É tempo de renovar a esperança, de procurar ouvir os sons dos pássaros nos bosques, de agradecer a Deus cada um dos raios de sol que Ele envia para nos iluminar.
Chegou a época de fazer um balanço de tudo o que aconteceu e de mentalizar que o próximo ano será melhor, certamente! Que as dificuldades passadas nos inspirem a caminhar com mais firmeza; que os problemas nos incentivem a procurar soluções e a lutar por boas ideais, sem nunca perder a ternura! Enfim, que o amor prevaleça sobre todas as coisas...

Um Feliz Ano Novo!!
Com muito carinho e sincera esperança,
Silvia.

Um beijo e um :)

Francisco del Mundo disse...

Silvia, tudo isso e o dobro para ti...:D
Bacione