segunda-feira, novembro 22, 2010

O mundo da música portuguesa...

Ora, por vezes, quando andamos a vaguear pelo youtube, descobrimos coisas estranhíssimas. Algumas engraçadas, algumas assustadoras, outras embaraçantes. Não faço ideia como classificar esta descoberta. O evento é o Festival da Canção de 1985! Eu nasci em 1981 e como é normal não tenho memória deste acontecimento. E qual não é a minha surpresa em descobrir que é provavelmente dos eventos mais estranhos que alguma vez este país viu. De seguido mostrarei algumas canções. Percam tempo a ver porque garanto gargalhadas.

- Começamos com calma! Uma música muito portuguesa, muito bucólica, com uma letra simples (quase básica). De notar a vestimenta com o padrão nacional e a presença da guitarra portuguesa!

Eduarda - Meu amor, minha dor, meu jardim



- Neste segundo tema, surgem algumas questões: porque é que o autor parece que foi resgatado da plateia para fazer um biscate? qual é a relação da música com a vestimenta do cantor e das meninas do coro? porque raio é que a música se chama "mágica" e não "magia"?

Gustavo Sequeira - Mágica (entre nós)



- Terceiro tema e de novo o jardim no título. Mas isso é o menos! Sou logo distraído pelas calças de cabedal do intérprete. O casaco vermelho faz com que não ouça uma palavra até ao refrão. No refrão fico completamente colado no elemento central do coro. Um senhor com um respeitável bigode prende-me com a sua dança. Chega ao fim sem ouvir uma palavra. Mas tenho a estranha sensação que era o David Hasselhof português. (vejam a nota final dele)

Jorge Silva - Portugal, meu jardim




- Ora, já estava na altura de aparecer um faducho! E quem melhor do que a conhecida Alexandra. Um fado ligeiro, para corresponder as normas do festival. Grande problema desta música: que raio tem a Alexandra vestido?? Um fato espacial?? Para cantar fado??

Alexandra - Cantar saudade



- Ora, uma das maiores pérolas deste festival! Uma primeira aparição pública dos Delfins. Sim, eles participaram no festival. A música é muito rock português dos anos oitenta. Até os fatos! Vejam a entrada em cena do Miguel Angelo! Ah, já agora, eles ficaram em último...

Delfins - A Casa da Praia



- Numa altura em que a música ligeira se confundia com a música popular, eis que surge como concorrente Nelo Silva. Confesso que até nem desgosto da melodia e letra desta música. É ligeirinha! Mas mais uma vez sou distraído pelas calças e casaco do intérprete. Será que eles foram todos de mota para o festival?

Nelo Silva - Entre céu e mar



- Bem, aqui nada a dizer da vestimenta! Luis Filipe apresenta-se de smoking, como um verdadeiro galã. A letra até é bonita, a voz é agradável. Sinceramente, tirando alguma lamechice, é das músicas que escapam...

Luis Filipe - Mulher Só (Mulher Giesta)



- O nosso festival também teve o seu momento "exploração infantil". Não é que põem os irmãos Feist, ainda adolescentes, a cantar! No momento "Mini-stars", estes rapazes a cantar sobre o amor e com rimas como "assolapado" ou "muito nice", é precioso. Não posso deixar de imaginar se eles tem ganho e fossem os nossos representantes na Eurovisão! Já agora, que está ali a fazer o terceiro rapaz lá trás?

Nuno e Henrique - Meia de Conversa



- Sem dúvida a canção que mais perdurou no tempo, quanto mais não seja o refrão. Jorge Fernando é um óptimo compositor (mais até do que intérprete)! Lá terá ido a África e decidiu compor uma música sobre isso! O coro desta música é talvez o mais sui generis. Os senhores dançam que é uma coisa maluca. Mas, pronto, é impossível resistir a não cantar "Umbadá"...

Jorge Fernando - Umbadá



- Dou aqui um salto de uma música, para o último tema. Os Aguarela voltam à temática florista! A conjugação das vestimentas das cantoras é fantástica. O look jardineiro do intérprete masculino também se enquadra no tema. É o grupo que tem algo mais parecido com uma coreografia. Merecem uma nota pelo esforço! Mas a música não é grande espingarda.

Aguarela - Malmequer, sim ou não



- Finalmente, a vencedora do concurso! Adelaide Ferreira, uma papa-festivais, interpreta a música que de facto tem a melhor letra e melodia. Ao menos, que neste louco festival, o vencedor foi justo. Não é das minhas cantoras favoritas, mas interpretou a melhor canção.

Adelaide Ferreira - Penso em ti (Eu sei)



Mesmo tendo brincado com as músicas, pelo menos nessa altura o Festival parava o país. Agora ninguém sabe sequer quem ganhou...

Assim vai o mundo...

Sem comentários: