terça-feira, junho 16, 2009

O mundo do teatro..

Acabei de assistir à peça "Ceia dos Cardeais" na Casa das Artes de Famalicão. Deixo-vos aqui a sinopse pelo encenador:

Dramaturgia e Encenação: Gil Filipe
Iluminação: César Gonçalves
Interpretação: Hélder Melo, Romeu Pereira e Simão Barros
“A Ceia dos Cardeais” deve ser a peça de teatro portuguesa mais editada e representada internacionalmente.
E percebe-se porquê!
Porque humaniza com muita graça três cardeais que estamos habituados a ver muito acima das palpitações de amor e outras tentações plebeias. São três cardeais que cometem quase todos os pecados, sendo a gula o principal.
Era uma vez, um francês, um espanhol e um português. O espanhol é um fanfarrão, o francês é um peneirento e o português… bom, o português é O Português. O espanhol e o francês querem discutir, o português quer comer e beber. Comem e bebem. Começam em confidências, falam de paixão. Quem foi que amou mais? Quem Foi? Quem foi que ganhou? Quem foi? Para ver nesta “Ceia de Cardeais”
PS. Acrescentamos a esta ceia de Júlio Dantas umas “coisas” do Manifesta anti-dantas de Almada Negreiros. Não foi por nada… foi só para… Vão ver.
Gil Filipe


Gostei muito da peça, num texto que é interessante e rico. A escolha de cruzar o texto original com o manifesto anti-Dantas é curiosa! Uma nota final para o público difícil. A Camara decidiu oferecer bilhetes a dois lares de idosos! O grupo é barulhento e manda bocas. A iniciativa é salutar mas ainda temos de educar o nosso público...

Assim vai o mundo...

Sem comentários: