terça-feira, outubro 06, 2009

O mundo da imprensa...

O texto de Luis Fernando Veríssimo para o Expresso de sábado dá que pensar...

Abraão e Isaac

Deus mandou Abraão imolar seu único filho, Isaac, e oferecê-lo em holocausto a Ele sobre uma das montanhas de Moriá. E tomou Abraão a lenha do holocausto e um cutelo e levou seu filho ao lugar que Deus lhe dissera. E edificou Abraão ali um altar e amarrou Isaac e deitou-o em cima da lenha. E estendeu Abraão sua mão com o cutelo para imolar seu único filho.
Mas um anjo do Senhor lhe bradou desde os céus: "Abraão, Abraão, não estendas tua mão sobre Isaac e não lhe faças mal. Agora sei que temes a Deus, pois não lhe negaste teu único filho em holocausto." E Abraão levantou os olhos e viu um cordeiro que Deus provera para oferecer em holocausto em lugar do seu filho, e assim fez. E o anjo do Senhor bradou que a semente de Abraão se multiplicaria como as estrelas do céu, e subiria à porta dos seus inimigos, e abençoaria todas as nações da Terra, porque Abraão obedecera à voz de Deus.
Muitos anos depois:
- Eu ainda sonho com aquele dia e acordo tremendo.
- Você era um menino...
- Vejo o cutelo na sua mão, vejo o seu rosto contorcido pela dor, vejo os seus olhos cheios de água...
- Você era um menino...
- Lembro de tudo. Lembro dos trovões.
- Era a voz do anjo me falando dos céus.
- Não ouvi a voz do anjo. Ouvi os trovões. Só você ouviu a voz do anjo.
- Meu filho...
- Eu sei. Faz muito tempo. É melhor esquecer. Mas não consigo esquecer. Sonho com aquele dia todas as noites e acordo tremendo.
- Você era um menino...
- Me lembro das nuvens escuras. De uma revoada de pássaros negros. Pássaros atónitos, chocando-se no ar. O céu parecendo recuar com o horror da cena: um pai imolando um filho!
- Um sacrifício. Um ritual necessário de sangue. A cerimónia inaugural da nossa tribo, com os favores do céu.
- Um horror.
- Uma história muito maior do que a nossa. Muito maior do que a de um filho imolado. Hoje sou o pai de nações, o patriarca do mundo, porque obedeci ao Senhor e minha semente foi abençoada.
- Você ficou com o poder, eu fiquei com os pesadelos.
- Nossa tribo foi abençoada. Da minha semente nasceu a nossa glória.
- Você ficou com a glória, eu fiquei com as marcas das cordas.
- Você viu o meu rosto contorcido de dor, filho. Viu os meus olhos cheios de água. Viu que eu estava sofrendo por ter que matá-lo.
- O fio do cutelo encostou na minha garganta.
- Mas eu não o matei!
- Porque Deus não deixou. Porque Deus mudou de ideia.
- Meu filho...
- Eu sei. Faz muito tempo. É melhor esquecer. Vou conseguir sobreviver às minhas memórias e aos meus pesadelos. Como você sobreviveu ao que sabe.
- O que é que eu sei?
- Que deve tudo o que tem, seu poder e sua glória, a um Deus volúvel. A um Deus incerto do que faz. A um Deus que volta atrás. A um Deus inconfiável.
- Ele estava me testando.
- Então é pior. Um Deus frívolo e cruel.
- Você era apenas um menino...
- Me lembro das nuvens escuras e dos pássaros atónitos. E do céu recuando diante daquela abominação: um pai matando um filho. E me lembro dos trovões.
- Era o anjo do Senhor falando comigo.
- Eram trovões.
- Obedeci à voz dos céus porque temo a Deus.
- Mais razão para temê-lo tenho eu, pai, que senti o fio do cutelo na garganta.
- Na origem de todos os povos há uma cerimónia de sangue.
- Então na origem de todos os povos há uma abominação.
- Esta conversa se repete, filho. Por quanto tempo ainda a teremos?
- Por todos os tempos, pai.


Assim vai o mundo...

Sem comentários: