sexta-feira, outubro 09, 2009

O mundo dos prémios...

Nada tem a ver com a pessoa! As pessoas já leram aqui que sou um apoiante incondicional (apesar de saber que nem sempre vou estar de acordo) de Barack Obama! Um político humanista e que veio dar ao mundo aquilo que lhe faltava: esperança! A sua eleição foi um romper de barreiras (mas também seria se Hillary fosse eleita) e trouxe novos ventos ao mundo. De perfeito desconhecido (há quatro anos, mesmo no seu país) até líder da maior potência mundial, pouco tempo passou... Mas não posso concordar com a atrubuição do Prémio Nobel da Paz ao líder norte-americano! Bem sei que ele pode ser atribuído a pessoas ou instituições que ainda envolvidas em processos de resolução de problemas, mas habituei-me a ver reconhecido um trabalho de uma vida. Desmond Tutu, Tenzin Gyatso, Mandela, Ximenes Belo e Ramos Horta, Kofi Annan! Exemplos de vida.. Já não tinha concordado com a vitória de Al Gore há dois anos, e agora não concordo com a de Obama! Ele seria um candidato, mas não para já...

Assim vai o mundo...

4 comentários:

Wakewinha disse...

Não concordo contigo. E tal como tweetei, é esperança e responsabilidade simultaneamente. :-)

Francisco del Mundo disse...

Wakewinha, bem-vinda!!:P A esperança não precisa de prémios.. Precisa mais das palavras... Quanto a responsabilidade, acho que ele já tem muita nos ombros!
Beijo

Maria disse...

Eu percebo o porquê da atribuição do prémio a alguém que representa uma virada no modo como se faz política, há muito tempo que a diplomacia estava fechada numa gaveta. Fiquei satisfeita quando ouvi a notícia e fiquei admirada quando ouvi pessoas como o Louçã e Jerónimo de Sousa a criticar a escolha.

Opiniões...

[ele é o único homem no mundo capaz de aguentar tanta responsabilidade]

bom fim de semana

Francisco del Mundo disse...

Maria, eu não critico a escolha...:D apenas não concordo!! E tu ja viste o quanto o defendi aqui...
Beijo