segunda-feira, abril 23, 2007

O Mundo e o mestre...

Mestre,

já lá vão uns tempos que não te escrevia. Decidi escrever-te porque me lembrei das tuas palavras: "Nunca devemos perder a capacidade de assombro!". Com alguma arrogância de já ter vivido muitas coisas, disse há uns tempos que nada me poderia surpreender. Tenho de reformular esta ideia. Acho que já vi o pior do Homem e por isso não nenhum mal no mundo que me choque. Com certeza que revoltará, mas não me irá surpreender. Agora o bem. Isso é outra estória. Consigo ser sempre surpreendido por uma boa acção. E porque me lembrei disto agora? Há umas semanas tive um acidente desportivo ali por Viana (sei que conheces bem o meu Minho). Tive um ligeiro traumatismo craneano e fui transportado ao hospital. Apesar das dores, os bombeiros do INEM que me transportaram foram muito atenciosos e prestáveis, quer durante a viagem quer já no hospital. Lembro-me que um deles foi um par de vezes ver como eu estava, quando recebia o analgésico, e contar aos meus pais que estavam naturalmente preocupados. Quando passado duas horas saí do hospital, ele deu o seu cartão (bombeiro de 3ª classe, creio eu) para o caso de alguma vez precisar de algo. Seria uma estória normal, se há dias não tivesse recebido uma carta. O nome do remetente nada me dizia, sou péssimo para nomes, e a morada de Viena do Castelo não me dava pistas. Com alguma curiosidade, abri o envelope e li as poucas linhas. Escrito a computador, a pessoa identifica-se como o bombeiro que me tinha acompanhado ao hospital e perguntava qual o meu estado de saúde. Como não tinha ficado com o meu telefone, decidiu enviar uma carta. Pergunto-te, mestre, quantos médicos ou enfermeiros fariam isto? Fê-lo este bombeiro. Provavelmente ele nunca lerá este texto, mas a ti te digo, mestre, que agradeço muito a Manuel Machado. Obrigado por me ter surpreendido. Obrigado por me fazer acreditar no bem dos Homens...

Assim vai o mundo...

2 comentários:

Anónimo disse...

São essas pessoas, é esse sentir que me faz sorrir todos os dias. E é sempre de quem menos esperamos..

Francisco del Mundo disse...

É optimo deparar com estes gestos...
Beijo