segunda-feira, abril 30, 2007

O Diário de Bordo do Mundo...

25.04.2007

02h25
O encontro no Café Convívio revela rostos de quem não passou pela cama e outros que lá passaram pouco tempo. Metidas as malas no autocarro, deito-me num dos bancos de trás. iPod nos ouvidos e siga a viagem.

02h37
Parámos na área de serviço da Trofa. Há um problema com o autocarro. Vigo começa a estar longe.

02h55
Chegada a assistência, mudada uma correia, e parece que está tudo pronto para uma segunda partida. Ajusto-me no banco e durmo até ao aeroporto de Vigo.

5h (a partir de agora mais uma hora que em Portugal)
Acordo à porta do aeroporto. Este sono de beleza soube a pouco. E não estou a ver quando irei dormir mais nesta viagem alucinante.

06h15
Embarque no primeiro avião, que nos levará a Madrid. Um voo de uma hora que servirá para escrever outras coisas...

07h30
Barajas é um aeroporto cheio mesmo a esta hora. Os meus ouvidos ainda não recuperaram de um voo atribulado por isso o relativo silêncio é ainda mais evidente. Encaminhamo-nos para um buffet e tomamos o pequeno almoço. Confesso que não me lembro de tomar o pequeno almoço a esta hora.

08h10
Depois de comer, retomo a escrita. O sono começa a atacar.

09h50
Decidimos jogar Uno, porque as conversas começavam a tornar-se enfadonhas.. É sempre melhor passar o tempo assim...

11h30
Está na hora de mais um embarque. Desta vez Madrid-Roma. Aqui vamos nós...

13h
Não posso crer! Agora pagam-se as refeições na Iberia. Não me parece que seja assim que ganhem clientes. Resta dormir...

14h05
Chego a Roma. Que bom estar de volta a Itália. Havia uma estranha saudade. O engraçado é que sinto também uma estranha falta. Faz-me falta não partilhar esta estada num país que adoro. Bem, siga para Pescara.

18h15
Viagem de três horas e meia alucinante, já o motorista acha simples conduzir a 150 km/h com a mão direita a segurar o telemóvel. O hotel parece simpático mas é só o tempo de pousar a mala, vestir uns calções e voar para a praia. Esta sensação de enterrar os pés na areia pela primeira vez no ano é sempre especial. E a água é uma delícia... Mesmo às 19h é mais quente que no Algarve ao 12h. E ainda assim, falta algo...

19h45
Duche rápido e sair para jantar. Um típico restaurante italiano, com um belo prato de "Chitarra alla bolognesa" e uma cerveja Peroni. Um doce de ananás para adoçar e uma discussão sobre Prémios Nobel com o chefe.

22h
Ligeiro passeio pela marginal para espairecer.

23h20
Chegamos ao hotel e tenho de trabalhar. Há uma apresentação em francês a fazer amanhã e não está nada feito.

0h15
Quando já estava deitado para dormir, sinto algo. Pois bem, parou-me a digestão e a minha primeira refeição em Itália após 5 anos saiu toda de novo. Decido dormir para esquecer o desgosto.

26.04.2007

07h45
Acordo com o telemóvel. Tenho a boca a saber a cortiça e uma fome imensa.Tomo um duche e visto o fato. Já não fazia um nó de gravata há uns tempos...

08h15
Pequeno almoço tomado, siga para Chieti porque é lá o trabalho. Manhã cheia de trabalho...

11h30
Depois de uma apresentação em francês que correu bem, segue-se uma pausa para comer algo. Engano-me e em vez de servir um copo de sumo, encho com um aperitivo que leva vodca. Como a sedinha era muita, o primeiro gole é grande. Resultado: até as lágrimas correram na cara. Disfarçadamente pouso o copo e bebo dois copos de água. Deveria perguntar as coisas primeiro.

13h45
O almoço é volante num jardim bonito da universidade. Está-se muito bem...

15h
Recomeço dos trabalhos. Corre pior a tarde porque tenho sono...

18h30
Acaba a parte má. Venha a boa...

20h30
Saída para jantar. O restaurante parece um típico português..

23h50
Pois bem, depois de não sei quantas entradas, dois pratos principais, um doce e alguns copos de vinho. o jantar termina. Sim, quase três horas a comer e beber, a cantar e a falar.

0h50
Voltamos ao hotel e não posso conter um sorriso com notícias de Portugal.

1h10
Finalmente a cama para dormir. Os dias em Itália duram muito...

27.04.2007

07h45
Acordar a esta hora é sempre um sacrifício para mim. Nem estar em Itália altera isso!

10h
Mais uma apresentação, desta vez em português, frente a uma plateia enorme. Está feito!

12h45
Acabada a Convenção, dirigimi-nos para mais um óptimo almoço. De facto aqui come-se bem...

16h
Última apresentação de trabalho. É suposto demorar 15 minutos mas eu despacho em 5 e recebo aplausos. Acabou-se tudo que poderia ocupar a cabeça. Agora é diversão...

17h
Visita ao Museu Arqueológico. Chieti é muito mais bonita e histórica. Pescara é cidade turistica com porto. Tenho pena de não conhecer melhor.

18h35
Regresso a Pescara. Fico tentado em ir dar um mergulho, mas decido ficar pelo hotel. Tento ligar-me à net mas está complicado...

20h30
Agora que temos de sair para jantar, consigo aceder à net. Fica para logo...

21h
O restaurante escolhido é uma pizzaria na rua mais animada, num edifício a fazer lembrar os mosteiros antigos. A quantidade de entradas e pizzas é inacreditável e acabamos a pagar 17 euros. No dia anterior também foi bom mas 33 euros é exagero.

23h45
Saímos do restaurante e eu sem bateria no telemóvel. Portugal está mais longe...

0h10
Depois de uma volta pela zona, entramos num bar/discoteca. A primeira música que ouvimos foi o La Bamba, o que prometia divertimento. Todas as bebidas, água ou alcool, custam 8 euros, por isso prefiro a caipirinha... Moloko, Bob Sinclar, tudo serve para dançar. Portugueses, italianos, franceses. Um mix de culturas. (Beber caipirinha em Itália só podia sair asneira. Serve para matar a sede, mas açúcar nem vê-lo).

2h30
Saímos desta disco e vamos para um bar mais tranquilo. Em nome da globalização, bebo uma Guiness. Em conversa com um dos franceses, ele fala-me do por do sol em Santorini. Prometo-lhe que visitarei...

04h10
Saimos do bar e vamos para o hotel. Ainda abro o e-mail mas o sono é tanto que quase alormeço enquanto abre o primeiro anexo. Desisto e vou dormir. Acordo passado uns minutos, vou até à recepção em pijama, peço um adaptador de tomada e ponho o telemóvel a carregar. Ligo-o e vejo que Portugal contactou comigo. Comunico com Portugal e adormeço com um sorriso.

28.04.2007

10h
Acordo sobressaltado. O sono de ontem não permitiu acertar no dia do despertador do telemóvel. Assim só uma sms dos companheiros de viagem me faz saltar da cama. Encontro-os no pequeno almoço mas não engulo nada...

10h30
Saimos para as compras. Depois de uma hora à procura, perco a cabeça e entro numa loja de t-shirts. Compro para os colegas de casa, para mim e encontro uma que me faz sorrir ainda mais. A carteira sai depenada mas oferecer coisas é dos maiores prazeres que tenho.

12h30
Como bom português, vamos para a praia quando não devemos. Depois de um pouco a aproveitar os mais de 25 graus, vamos à água. Não está tão quente como primeiro dia, mas depois de habituar o corpo, não dá vontade de sair do mar.

14h00
Pouco tempo depois de chegar à toalha, viro-me de barriga para baixo e sei que acontecerão duas coisas: adormecerei imediatamente e apanharei um escaldão nas costas.

16h45
Acordo e acertei nas duas. É o normal. Passará com um banho.

17h30
Mais um passeio mas desta vez não há compras. Sorrio quando passo pela loja da Ungaro.....

19h
Chego ao quarto e dou uma vista de olhos pela internet. Os mails tem tempo para serem vistos. O blogger não funciona por isso este relato será escrito depois. Um duche é o que preciso.

20h30
Desta vez a escolha do restaurante é nossa e escolhemos uma esplanada. Recebo a notícia que o meu Porto está a perder 1-0 e isso tira-me um pouco a fome. Tento ligar para casa e não está ninguém. Envio sms e ninguém me responde. Portugal está a esquecer-me. É um pouco desanimado que como os meus Gnochis com Gambas.

23h
Finalmente recebo noticias de Portugal. Apesar de o Porto continuar a perder, recupero o sorriso. É hora de comer um gelado de pistachio e frutos do bosque.

0h10
É altura de voltar ao hotel e deixar a mala preparada. É já amanhã...

29.04.2007

09h45
Acordei várias vezes durante a noite. Até com a sms desta querida amiga a reclamar que já não falamos há muito tempo. Prometo mentalmente que iremos pôr a conversa em dia. Levanto-me e acabo de fazer a mala. Desço e pago a conta. Ninguém consegue tirar-me o sorriso. Adoro Itália mas hoje é dia de regresso...

12h20
Paragem na estaçãod e sefviço e mais umas comprinhas...

13h10
Chegada ao aeroporto de Roma. Últimas compras para os pais e embarcar. O regresso ao ninho é sempre agradável até mesmo para uma ave migratória.

19h20 (portuguesas)
Chegada ao meu país. Agora começa outra estória...

Assim vai o mundo...

2 comentários:

Catraia_Sofia disse...

oi!
Que diário preciso! :))

Já cusquei as tuas aventuras.
Tive em Itália em 1997, faz em Agosto 10 anos.

Tenho de lá voltar... quando é que não sei. Antes disso vou ao "teu" Porto, lol.

bjs

Wakewinha disse...

Pela tua amizade e pela tua honestidade, uma nomeação!!! =D