sexta-feira, abril 10, 2009

O mundo da música...

No Expresso da semana passada, no caderno Actual, vinha a seguinte crítica de Jorge Manuel Lopes ao álbum Ten dos Pearl Jam:

"Em «The Wrestler», Mickey Rourke lamenta que o caminha glorioso do glam metal de Guns N' Roses e companhia tenha sido arruinado nos anos 90 com a chegada de Kurt Cobain e do grunge. A queixa de Rourke é justa, mas engana-se no alvo: o problema não foram os Nirvana, mas sim os Pearl Jam, cujo álbum de estreia volta agora como o inusitado grande acontecimento de 2009 no campeonato das reedições. «Ten» saiu no Verão de 1991, demorou a explodir no mainstream, mas acabou por vender quase dez milhões de exemplares só nos Estados Unidos e influenciar profundamente um tempo e uma geração. À distância de 18 anos, o êxito e a relevância deste disco são inexplicáveis. Do glam metal, os Pearl Jam (e o grunge) excisaram o glam,, a agilidade, a exuberância visual, a força rítmica e, pior que tudo, as canções. «Ten» é um pastelão disforme e atolado em autocomiseração, 11 capítulos onde Eddie Vedder mastiga sílabas e o resto da banda toca rock virtuoso e castrado."

Ora, eu não consigo entender para que serve uma crítica assim! Se alguém não gosta tanto de uma coisa, mais vale estar calado e ir ouvir outra. Com certeza já se perceberia que este crítico não gosta de grunge e sobretudo dos Pearl Jam. Eu discordo totalmente. Acho que são um grupo que marcou uma geração e "Ten" é um daqueles álbuns que marca um momento da música. Aqui fica o meu tributo:







Assim vai o mundo...

5 comentários:

aninhacaat disse...

Adorei os seu textos,
tambem escrevo, mas tenho medo de criar um blog e não gostarem de mim.
Admiro sua coragem de escrever para tantos lerem.
Parabéns

Francisco del Mundo disse...

aninhacaat, não precisas de ter medo!:) Basta escreveres o que sentes e o que pensas. Depois irá haver pessoas que gostem e outras não.. Eu tenho este blog há 4 anos e já tive de tudo! E é sempre bom chegar aqui e ver um comentário como o teu, que gosta dos meus textos...
Beijo

Maria disse...

Apoiado:)
Como alguém diz, fui tão feliz ao som de Pearl Jam..
Bjos

Francisco del Mundo disse...

Maria, ah pois...:D
Beijo

aninhacaat disse...

valeu pela força viu,
eu sou uma grande adimiradora de livros e textos q tenham algum fundamento, que tenham sentimentos,
por isso q gostei dos seus textos.
Beijo