segunda-feira, setembro 28, 2009

O mundo das eleições...

Uma análise rápida aos resultados eleitorais!

- O PS é um vencedor menor das eleições. Manteve o governo mas perdeu a maioria! Terá que ser muito mais diplomático porque terá que fazer acordos parlamentares ou com o PSD, ou com o PP ou com Bloco e PCP juntos! É uma vitória mas que mostra o ambiente diferente de há 4 anos.
- O PSD foi o maior derrotado! Viu o PS ganhar as eleições, viu o PP crescer enormemente e será provavelmente excluido de qualquer negociação parlamentar. Foram muitos os erros na campanha e fica a sensação que outra pessoa poderia ter levado o PSD à vitória.
- O PP foi o grande vencedor! Apontado como a quinta força política, chegou ao terceiro lugar com o melhor resultado em mais de vinte anos. Ultrapassou os 10%, chegou aos 21 deputados e coligado com o PSD pode transformar-se numa força de bloqueio ao governo socialista. Ou então a ajudar nesse mesmo governo, a nível parlamentar.
- O Bloco de Esquerda teve uma vitória, mas não tão grande como seria de prever. Apesar de passar de 6 para 16 deputados e de ter ultrapassado o meio milhão de votos, pensava-se que o seu resultado seria decisivo para uma possível maioria de esquerda. Mas não! Conseguiu retirar a maioria ao PS, mas o extraordinário resultado do PP apagou um pouco esta vitória.
- O PCP teve uma derrota mascarada de vitória! Ganhou um deputado e mais 0,3%, mas cada vez mais é a quinta força política. Vê o PS ganhar as eleições, vê a direita (através do PP) ganhar força e vê o Bloco assumir-se como segundo partido de esquerda.
- Nos pequenos partidos, uma palavra para a sexta força política ter voltado a ser o eterno PCTP de Garcia Pereira e a queda em termos de votos (comparativamente com as europeias) do MEP. Este movimento que simpatizo tem de analisar este resultado e reorganizar-se para as autarquicas.

Assim vai o mundo...

9 comentários:

Bombokinha disse...

Só falta mesmo falar da abstençao que como sempre é o maior absurdo de todos...só sabem reclamar, não sabem levantar o rabo para votar!

Bombokinha disse...

De resto...subscrevo! ;)

Francisco del Mundo disse...

Bomboka, eu já desisti de entender a demissão dos portugueses do voto! Sabes, acho que se devia experimentar o voto em três dias (como em Itália)... E se não funcionasse, o voto obrigatório (como no Brasil)!!!
Beijo, miuda

PS-Estas bem?

Bombokinha disse...

Sempre, obrigada.

Afinal de contas nascemos para ser felizes, right? ;)

Beijissimoooooooooooooooo.

Francisco del Mundo disse...

Bomboka, ainda bem que sim... Por vezes sinto-me o carro vassoura sentimental!!
Beijo;)

Bombokinha disse...

Não me fales de sentimentalismos que eu desabo...para romântica incurável e estupida já chego eu...deixa isso para mim...custam algumas coisas, até porque acredito sempre (só mais uma vez) e depois desiludo-me, mas tudo passa...e um dia acredito que vai ser diferente...

OBRIGADA!!!!

Beijo enorme e sinceramente (aqui que ninguém nos leia) GOSTEI SEMPRE DE TI!!!

Francisco del Mundo disse...

Bomboka, se quiseres desabafar, já sabes...;) Como dizia alguem, uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa..:D Olha e se alguém tivesse a ler não podias dizer que gostavas de mim????hahah
Beijo

Bombokinha disse...

Claro que sim, estava só a tentar dar alguma piada à coisa...;)

Francisco del Mundo disse...

Bomboka, eu sei..;)
Beijo