sexta-feira, setembro 25, 2009

O mundo dos jornais....

A cronica sempre divertida e realista de Luis Fernando Veríssimo no Expresso...

Diálogos

Não conheço os números exactos, mas acho que confere: hoje há mais mulheres trabalhando em jornais do que homens. Como há cada vez mais mulheres em outras profissões, ou posições, antes ocupadas só por homens. Em breve...
Corta para a sala de estar de um típico casal de classe média. Ano: digamos, 2049.
- Querida...
- Hm?
- Me passa o "Suplemento Masculino"?
- Eu estou lendo.
- Você está lendo a primeira parte do jornal, Jandira. Eu só quero o "Suplemento Masculino".
- Eu estou lendo todo o jornal, Luiz Henrique.
- Mas você nunca lê o "Suplemento Masculino". Eu quero ver as novidades da moda Primavera-Verão para homens e...
- Você sabe que eu não gosto de desfolhar o jornal, Luiz Henrique. Tenha um pouco de paciência. Quando eu terminar, você vai poder ler tudo. A primeira parte, as notícias políticas, o caderno de economia...
- E eu lá me interesso por política e economia? Só quero o "Suplemento Masculino".
- Pois vai ter que esperar.
- Como você é, Jandira!

Carácter

- Prove este Chateau Lambuze...
- Hmmm. Sim. Elegante... Bem torneado...
- E os taninos? O que me diz dos taninos?
- Equilíbrio perfeito.
- E os minerais?
- No ponto.
- Um vinho com uma certa nobreza, pois não?
- Eu até diria... uma certa arrogância.
- Justificada, justificada. E o après gout
- Ainda não cheguei lá. Noto toques de frutas vermelhas...
- E tabaco. Sentiu o tabaco?
- Mmmm... E sândalo.
- E carvalho. E canela.
- E, ou muito me engano, ou um traço de... pano de prato?
- O quê?
- Decididamente, pano de prato.
- Acho que você tem razão... Entre o mirtilo e a baunilha. Pano de prato.
- E pensar que o Parker deu 98...
- O Chateau Lambuze nunca foi dos mais cuidadosos com a higiene.
- Se bem que o pano de prato dá ao vinho um certo...
- Carácter?
- Exacto.
- E o après gout? O que me diz do après gout?
- Memorável.

Viver
(Da série "Poesia numa hora destas?!")
Viver requer prática, habilidade
e um talento incomum.
A vida, minha gente, não é para qualquer um.

Lápide
Conversava-se sobre lápides e me perguntaram o que eu gostaria que fosse escrito na minha. Respondi:
Luís Fernando Veríssimo
(1936 - 2046)


Assim vai o mundo...

Sem comentários: