domingo, março 07, 2010

O mundo do cinema...

Hoje é dia de Oscars! Não vi todos os filmes mas vi o máximo possível. Como de costume deixo aqui a minha previsão dos vencedores:

Melhor Argumento Adaptado

Creio que "Up in the Air" vai ganhar esta categoria facilmente, até porque ganhou o Globo.

Melhor Argumento Original

Mais do que uma crença, um desejo! Não é o melhor filme de Tarantino, mas ele merece um Oscar como argumentista (algo que não ganha desde Pulp Fiction).

Melhor Actor Principal

Apesar de não ter visto o filme, deve vencer Jeff Bridges! Ganhou o Globo de Ouro e está à frente. Nos filmes que vi Jeremy Renner ("Hurt Locker") e George Clooney ("Up in the air") estão bem mas Morgan Freeman enquanto Nelson Mandela levava a estatueta.

Melhor Actor Secundário

Acho que este é limpinho para Christoph Waltz! A sua interpretação em "Inglourious Basterds" é fantástica.

Melhor Actriz Principal

Meryl Streep e Helen Mirren são sempre candidatas fortes! Gabourey Sidibe (em "Precious") seria uma escolha emocional e quase mágica. Sandra Bullock ganhou o Globo de Ouro, mas é mais dificil convencer a Academia. É uma categoria complicada mas acho que talvez seja Sandra Bullock a ganhar.

Melhor Actriz Secundária

Não me parece que actrizes de "Up in the Air" tenham hipótese! Mó'nique seria uma escolha não convencional, mais dos Globos do que dos Oscars. Assim sendo, Penelope é uma forte candidata (até por causa de uma certa cota latina), mas acho que é desta que Maggie Gyllenhaal (esquecida nos Globos) vê reconhecida o seu talento.

Melhor Realizador

É claramente uma corrida a dois: James Cameron e Kathryn Bigelow! Fala-se que Avatar ganha o filme mas a realização vai para Kathryn (que seria assim a primeira mulher a ganhar). Eu acho que James Cameron vai fazer a dobradinha, isto porque Avatar é um filme de realização. A visão de um homem que revoluciona o cinema.

Melhor filme

Apesar de não ser um filme perfeito (não tem um argumento fabuloso e não tem interpretações notáveis), Avatar não vai dar hipótese pelo salto em frente que significa para a história do cinema. Na minha opinião, não é um ano de filmes fantásticos, sendo que para mim Invictus (fora dos nomeados) seria um bom candidato.

Agora é esperar e ver!

Assim vai o mundo...

Sem comentários: