sábado, março 13, 2010

O mundo dos filmes...

A minha apreciação dos três filmes dos Oscars:

- "Precious" foi um filme dizimado pela critica portuguesa! Desde os críticos do Expresso e Sol até aos da Visão, não vi nenhum a dizer bem. Mas eu gostei! É um murro no estomago. Um argumento muito forte adaptado de um livro real. Desempenhos fabulosos de Gabourey Sidibe e Mo'nique. A ver...



- "Avatar" não é um grande filme! No entanto é um salto em frente na história do cinema. Como é possivel? Simples. Em termos visuais, "Avatar" é um filme que vira uma página na forma de fazer e ver filmes. O planeta, a lingua inventada, a fauna e flora são fabulosas e obra de um génio. Mas para ser um grande filme faltam um argumento mais complexo que uma simples dicotomia entre Bem e Mal e não há interpretações fantásticas (nenhum dos actores foi sequer considerado para as nomeações).



- "Hurt Locker" não é para mim um grande filme! É talvez o melhor filme dos nomeados. Não foi um ano particularmente marcante em matéria de filmes! Um bom argumento (levou o Oscar para casa), uma boa realização (não sei se atribuia o Oscar mas já era altura de uma mulher o ganhar), uma fantástica interpretação (Jeremy Renner com a nomeação) e algumas cenas memoráveis (como a do soldado regressado a casa sem saber que marca de cereais escolher no supermercado).



Assim vai o mundo...

1 comentário:

carpe vitam! disse...

Dos três ainda só vi o Avatar, mas permite-me discordar contigo, acho-o um grande Filme. Estou-me nas tintas para o número de estatuetas que arrecadou ou não, eu adorei! Eu não entendi o argumento como "uma simples luta entre o Bem e o Mal", há uma questão de Identidade subjacente que me fascinou. Resumindo, foi o único filme que me pôs (e creio que a toda a gente) a torcer pelos ETs com veemência contra os humanos. A mensagem que passa não é original, mas é super actual e pertinente.
Gostei bastante do trabalho dos actores conjugado com as técnicas de animação 3D!
Não só me agrada o conteúdo como a forma. Tem todos os ingredientes que me prendem a um filme. Excelente! Venha a sequela!