segunda-feira, março 08, 2010

O mundo dos Oscars....

Ora o comentário aos Oscars! Houve algumas surpresas para mim, umas melhores que outras.

Melhor Argumento Adaptado (Precious)

Tinha apostado em Up in the Air, mas "Precious" levou a estatueta! Não sei se foi pela força do livro, se pela poderosa marca Oprah, mas a verdade é que "Precious" foi uma grande surpresa nesta noite, levando por exemplo este importante galardão. Fico contente porque eu vi o filme e gostei. Não consegui perceber a antipatia dos criticos portugueses, sobretudo do Expresso e Visão.

Melhor Argumento Original (The Hurt Locker)

Eu queria Tarantino, mas começou aqui a noite de "The Hurt Locker". Começou a desenhar-se neste prémio que a noite seria deste filme. Não acho que seja um argumento brilhante. Tem alguns momentos fantásticos como o do desarmador de bombas especado em frente à prateleira dos cereais no supermercado.

Melhor Actor Principal (Jeff Bridges)

Sem ter visto o filme, mas por toda a conjuntura, ganhou quem toda a gente esperava: Jeff Bridges! Espero ainda ver o filme para comprovar a justeza.

Melhor Actor Secundário (Christoph Waltz)

Este era o mais fácil de adivinhar. Christophe Waltz não deu hipótese num papel fantástico.

Melhor Actriz Principal (Sandra Bullock)

Mais uma vez sem ver o filme (ainda o verei apesar de pelos vistos só valer pela actuação dela), Sandra Bullock levou o esperado Oscar. E apenas 24 horas depois de ter recebido um Razzie como pior actriz do ano por outro filme.

Melhor Actriz Secundária (Mo'nique)

Esta foi uma boa surpresa! Mo'nique fez o pleno e venceu todos os prémios importantes. Num papel asqueroso mas fabulosamente interpretado, Mo'nique arrebatou Globo, Actors Guild e ontem o Oscar. Merecido sem dúvida.

Melhor Realizador (Kathryn Bigelow)

Começou aqui a minha surpresa! Eu apostava numa dobradinha de James Cameron (Realizador e Filme), mas o mais esperado era que se desse o prémio de Melhor Realizador a Kathryn Bigelow. Pois bem, fez-se história. Não acho que seja um filme fabuloso, mas consigo compreender que Kathryn tenha feito um trabalho competente.

Melhor Filme (Hurt Locker)

A maior surpresa da noite! Eu não concordo que "Hurt Locker" seja o melhor filme. Não que Avatar seja um grande filme, mas representa um passo em frente no cinema. Este não foi um ano particularmente bom de filmes. Já houve perdedores noutros que mereciam mais este Oscar. Mas assim é o cinema. Um bom filme mas não perdurará na memória.

Assim vai o mundo...