segunda-feira, novembro 14, 2005

O famigerado crime...

Fui ver o Crime do Padre Amaro! Desta vez a versão portuguesa...
Devo confessar que nunca li o livro de Eça de Queiroz. Prometo que um dia o farei! No entanto, já vi algumas versões visuais. Há muitos anos vi uma série televisiva, há algum tempo a versão cinematográfica mexicana com Gael Garcia Bernal no papel principal, e finalmente hoje a nova versão. Querendo ser mais actuais que Eça, dois argumentos de cinema perdem um pouco de sentido pelo exagero que tomam. Jorge Carrula, uma bela surpresa de interpretação (se bem que Nicolau Breynner, João Lagarto e sobretudo Nuno Melo sejam as melhores interpretações), é posto num bairro degradado, e deixa-se cair em tentação por uma mulher fatal (a bela Soraia Chaves). Como consequência, acabamos com um aborto e a morte do elemento feminino.
Todos os padres são vistos como homens pecadores e cheios de vícios. Ora bem, não concordando eu com tudo o que existe na Igreja Católica, também não penso que todos os clérigos sejam poços de defeitos. Outro aspecto que salta à vista é a nudez dos personagens. Apesar de serem corpos agradáveis à vista, acho que ela devia ser mais imaginada do que vista, mais sombreada que clareada. Aliás, a cena em que Soraia Chaves está em frente ao frigorífico é imagísticamente a mais bonita da película, sobretudo pela semi-obscuridade.
A banda sonora é actual, com bons temas pelos Da Weasel e Sam The Kid.
Concluindo, o filme é bom mas um pouco comercial. A ter de escolher, escolheria o mexicano...

Assim vai o mundo...

2 comentários:

mfc disse...

Ainda não vi... mas tenho um certo receio de ver, depois de conhecer tão bem a obra do Eça!

carpe vitam! disse...

não vi o mexicano, mas li o eça, curiosamente, depois de ter visto o filme. gostei de ambos, cada qual expressão da sua época. o argumento está muito bem adaptado e gostei dos actores. claro que, tal como no livro, a crítica social é feroz e só mostra o pior, a corrupção.
vou procurar o mexicano.