quarta-feira, abril 23, 2008

O mundo da política...

Apesar de ser a minha área, não tenho tecido muitos comentários sobre o que se passa em Portugal. O PS navega calmamente ao sabor de uma maioria absoluta que os portugueses lhe deram, o PP chorava pelo regresso de Paulo Portas mas agora não sabe como manda-lo embora, o PCP demorar a perceber que é possível um partido comunista moderno e apelativo, o Bloco sabe que nunca poderá ser um partido de poder porque a contestação tem seio na oposição, e o PSD... Bem, o PSD é de facto o partido mais português! Diz-se de direita, mas basta dizer-se "social-democrata" para ter raiz de esquerda, tem provavelmente os mais sonantes intelectuais como apoiantes, mas também seus grandes detractores porque não se arriscam em cargos activos (Marcelo foi a excepção e criaram-se anticorpos). E depois, os congressos! Sempre fui um admirador dos congressos laranjas. Os discursos e reviravoltas, as acusações e pedidos de desculpa, os dotes oratórios de Santana (sempre o mais aplaudido e aquele que menos votos levava), as eleições de líderes sem garra (alguém se lembra de Fernando Nogueira). É o partido de Portugal no seu esplendor! É o Benfica da política. O que tem mais adeptos, o que é capaz dos maiores feitos e das maiores desgraças, o que pouca constância tem, e acima de tudo aquele que mais líderes e heróis aclama e tritura. É um partido (e um clube) que ainda bem que existe, mas eu estou muito contente por vê-lo de fora!!

Assim vai o mundo...

2 comentários:

2cute4you disse...

Sabes Francisco,a classe política em Portugal é constituida na sua maioria por um sem número de oportunistas que se vão revezando nos lugares e que se limitam a arranjar tachos aos amigos e a ir remediando os problemas do momento,sem políticas de futuro!
Confesso,adoro a política mas estou tão desacreditada!

Francisco del Mundo disse...

2cute, falaste dos políticos!:D Eu nem entrei muito por ai. Falei do partido em geral! Uma vez que há muito deixei de acreditar nas pessoas (confesso que há muito voto em branco, justamente por não querer escolher o "menos mau"), tento analisar a política em geral...:D
Beijo