quarta-feira, abril 09, 2008

O mundo do Acordo...

Hoje mais duas regras do infame Acordo Ortográfico...

Dupla grafia

Ontem falei das consoantes mudas, mas a diferença inegável de sotaques dos países lusófonos, faz com que várias palavras adoptem uma dupla grafia! Palavras como cacto/cato, excepção/exceção, caracteres/carateres, facto/fato, guiché/guichê, subtil/sutil, académico/acadêmico, fenómeno/fenômeno, etc. Assim, há várias palavras que podemos escrever da "maneira" portuguesa. Serão aceites as duas...

Hífen

Ora aqui está uma regra que não concordo por aí além! Pelo simples facto que não facilita, apenas complica. Enuncio primeiro a regra: "Não se usará mais o hífen, quando o prefixo ou falso prefixo terminar em vogal e o segundo elemento começar com "r" ou "s", sendo duplicadas (contrarrelógio, contrassenha) e quando o prefixo terminar em vogal e o segundo elemento começar com uma vogal diferente (extraescolar, autoestrada)". Por outro lado, palavras que designam um ser ou objecto único também deixam cair o hífen (como paraquedas). Ora, aqui penso que não há benefício nenhum! A existência do hífen separava as palavras de forma a ficarem mais inteligíveis e com uma grafia mais fácil. Isso de dobrar consoantes fica mal e não se espelha na fonética.

Como podem constatar, não concordo com tudo.

Assim vai o mundo..

4 comentários:

2cute4you disse...

Francisco,confesso que acho lógico...pensa nos alemães que conjugam verbo e substantivo!!
Tudo para possibilitar o falarmos a mesma lingua!

Unknown disse...

Já agora diz-me uma coisa(confesso que em relação a este acordo ainda estou mal informada), se depois do acordo continuarmos a escrever da maneira "antiga", passa a ser considerado um erro ortográfico, ou poderá se escrever das duas maneiras.

Que seria de mim sem este blogue:)

Beijinhos

Francisco del Mundo disse...

2cute4you, as declinações no alemão quer dos substantivos quer dos determinantes é meramente teórica! Se ouvires um telejornal eles não as usam. E o meu professor da Faculdade, respondia muitas vezes com o "É assim porque é assim, não tem explicação!":D
Beijo

Francisco del Mundo disse...

carla, vai haver um período alargado! Creio que dez anos... Depois, certas coisas serão consideradas erros (menos as que contemplam dupla grafia)..

O meu blog serve para discutir as coisas...:D

Beijo