terça-feira, abril 08, 2008

O mundo do acordo...

Pelo que já vi o Acordo suscita muita discussão, e sobretudo muita defesa do Português de Portugal! Como já disse concordo com o acordo, mas não com todas as regras... Mas comecemos por duas mudanças...

Alfabeto

O alfabeto que usamos deixa de ter 23 letras e passa a ter 26, por incluir o "k", "w" e o "y". Eu não sei como foi como vocês, mas eu aprendi a dizer o abecedário com estas letras... Sempre se escreveu "kwanza" ou "Kuala Lumpur", mas agora já existem as letras no alfabeto!

Consoantes mudas

Uma mudança significativa em Portugal, mas que sinceramente não me choca nada! O "c" e "p" em algumas palavras são perfeitamente desnecessários porque não são lidas e nem chocam com a grafia de outras palavras.. Assim, "acção", "actriz" e "óptimo" passarem a "ação", "atriz" e "ótimo", não me faz confusão! Aliás, para quem já tentou explicar essa regra a crianças da primária ou a estrangeiros que querem aprender a nossa língua, muitas vezes acabou por dizer "É assim porque é assim!"... O "h" no início de algumas palavras também desaparece (húmido passa a úmido), com excepção de homem, por ter sentido ancestral! Esta mudança acontece também no português de África...

Estes são dois casos das mudanças em que não vejo um assassínio por aí além da nossa língua. Mas já sei que haverá quem discorde...

Assim vai o mundo...

8 comentários:

Anónimo disse...

acho que o problema é as regras que são gerais mas que continuam com a excepções:) ou será exceções?;)

Andreia disse...

eu penso que é tudo uma treta...não vejo com bons olhos esse acordo, não vejo... não me imagino a escrever como os brasileiros... está bem que em muitos casos letras a mais fazem-me confusão, mas o PORTUGUÊS de PORTUGAL devia de ficar como de facto está...

esta foi a minha breve opinião sobre o acordo...

Daniela da Costa disse...

Só duas palavras para si: So simple... :D

Obrigada pelas boas vindas. Vejo que já anda neste mundo há uns tempos Mister. Que bem :D

Beijinho

Francisco del Mundo disse...

noivo, ahahhahah falarei sobre isso hoje...;) Mas há excepções em tudo! Por exemplo, há apenas um advérbio de modo que é acentuado! Sabes qual é?:D
Abraço

Francisco del Mundo disse...

andreia, é tudo uma questão de costume...:D
Beijo

Francisco del Mundo disse...

daniela, pois é verdade que ando...:D
Beijo

Unknown disse...

Pronto, está bem, lá terei de concordar contigo, já fiquei mais convencida.

Pelo menos agora deixará de haver tantos erros ortográficos.

Bj.

Francisco del Mundo disse...

carla, muito bem...:D
Beijo