sexta-feira, abril 11, 2008

O mundo do Acordo Ortográfico da Lingua Portuguesa..

Neste último dia da semana de trabalho, deixo os três casos que menos concordo com o Acordo por achar que não ajudam à facilitação da leitura ou fala, apenas da escrita..

Acento diferencial

Os acentos agudos ou circunflexos deixarão de ser usados para diferenciar palavras (pára/para; péla/pela; pêlo/pelo), passando a ser escritas sem acento. Acho que não preciso de falar muito sobre isto (uma frase como "Pára e escuta" ficará "Para e escuta").

Acento Circunflexo

Deixará de existir em palavras paroxítonas terminadas em "o" duplo (enjôo e vôo passa a enjoo e voo) e também deixarão de ser usados em verbos como crer, dar, ler e ver e seus derivados (crêem, lêem e vêem passam a creem, leem e veem). Nestes casos, acho que se continuará a ler da mesma forma quem aprendeu com o acento, mas quem aprender a língua de novo pode ter dificuldades.

Estações e Meses do Ano

Passarão a ser escritos com letra pequena. É que não entendo o porquê desta mudança. Bem sei que o único caso que pode complicar é o Verão/verão, mas não entendo qual é a mais valia em mudar esta situação.

Assim vai o mundo...

3 comentários:

Maria disse...

Eu recuso-me a escrever facto sem c, baptizado sem p... Recuso-me. Que merda de acordo é este?


sorry O_o

Francisco del Mundo disse...

maria, um que vais acabar por usar... ahahha
Beijo

Maria disse...

Não, não vou. Acredita Francisco, não vou. Não me podem obrigar, os meus dedos e os meus olhos recusam-se a conspurcar a língua portuguesa.