domingo, janeiro 17, 2010

O mundo do cinema...

Ainda tenho alguns filmes para por aqui a sinopse, mas hoje é dia de Globos de Ouro! É uma das cerimónias que gosto de ver para perceber os filmes que ainda não vi e se se confirmam as opiniões das que eu vi. E vi dois filmes que estão nomeados para hoje e que prevejo que ganharão prémios.

- Up in the Air é um filme sobre despedimentos, viagens, falta de casa, falta de afecto. George Clooney faz um grande papel ao protagonizar um homem que passa quase a totalidade do ano em viagens e quando se descobre sozinho é tarde demais. Se a nossa vida fosse uma mochila, o que estaria dentro dela?



- Dos filmes que vi nesta temporada cinéfila (período que vai de uma edição dos Oscars para outra), Invictus é provavelmente o melhor de todos! Clint Eastwood a fazer um filme sobre rugby? Não! Acima de tudo um filme sobre um continente, um país, um homem. Nelson Mandela é provavelmente a figura mais consensual do mundo. Por tudo que passou e por tudo que tem feito nos últimos vinte anos (e cometendo o crime de esquecer a sua vida antes de 1990), Mandela é uma figura magnetizadora. E dizer que Morgan Freeman é um perfeito Mandela é dizer que ele deve ganhar todos os prémios do mundo. Matt Damon é François Pienaar, capitão dos Springbooks, a selecção sul africana que ganhou a Taça do Mundo de 1995 no meio de muitas divergências e separações originadas pelo Apartheid. Foi talvez o primeiro momento em que a África do Sul se mostrou como verdadeira "rainbow nation". Este filme é candidato a melhor filme, melhores interpretações e é claro melhor realizador!



Assim vai o mundo...

Sem comentários: