domingo, janeiro 31, 2010

O mundo dos filmes...

Mas uns filmes...

- Pode um filme convencer-nos na cena final? Pode. "500 dias com Summer" é a prova disso mesmo. Um filme sobre encontros, desencontros, almas gémeas e etc. Um filme divertido que nos conquista na última cena.



- "Don't mess with the Zohan" é um filme tão parvo, tão parvo, mas tão parvo que se transforma numa comédia engraçada. Adam Sandler é sempre genial, mesmo num filme tão marado!



- "Yo Puta" é um documentário antropológico sobre a prostituição. Um filme que atravessa as várias situações da profissão mais velha do mundo! A ver...



Assim vai o mundo...

sexta-feira, janeiro 29, 2010

O mundo dos exemplos...

Adorei esta campanha! Temos de adoptar isto para Portugal...



Assim vai o mundo...

terça-feira, janeiro 26, 2010

O mundo dos filmes...

Mais filmes vistos...

- Este "Sherlock Holmes" é muito mais moderno do que estamos habituados! Robert Downey Jr diverte-nos com uma personagem fantástica e Jude Law é um Watson muito mais preponderante do que estavamos habituados. Um filme que diverte...



- "Disgrace" é um filme de abusos! John Malkovich numa bela interpretação de um professor que se aproveita sexualmente de uma aluna. Parte então num retiro redentor com a sua filha, mas nem tudo corre bem.



- "The invention of Lying" é um filme com um argumento fantástico! Imaginem que toda a gente dizia a verdade. E agora imaginem que um homem inventava a mentira e era o único a mentir. E agora pensem que essa pessoa é Rick Gervais. Só pode dar comédia.



- "The Private Lives of Pippa Lee" mostra-nos as diversas mudanças na vida de uma mulher! Até que ponto uma mulher dedica a sua vida ao lado de um homem mais velho.



- "The Men Who Stare at Goats" é um filme delirante. Um argumento absolutamente louco. Um elenco de luxo com Ewan McGregor, George Clooney, Kevin Spacey e Jeff Bridges. Actores que decidiram meter-se nesta aventura de humor.



- Deixei para o fim uma justa homenagem! "Dark Knight" é provavelmente um dos melhores argumentos da série Batman. É um bom filme. Mas aquilo que merece uma referência especial é mesmo Heath Ledger. Ele é um Joker fabuloso! Um trabalho de actor notável e Globo de Ouro e Oscar totalmente merecidos.



Assim vai o mundo...

segunda-feira, janeiro 25, 2010

O mundo solidário...

Ainda a propósito da iniciativa Hope for Haiti Now, fica aqui um dos momentos da noite quando Wyclef Jean fechou o concerto. Arrepiante!



Assim vai o mundo...

domingo, janeiro 24, 2010

O mundo solidário...

Bela iniciativa na sexta que só pude ver hoje! Hope for Haiti now reuniu dezenas de artistas por uma bela causa...





Assim vai o mundo...

O mundo da TV...

É oficial! Conan O'Brien abandonou o Tonight Show! Após apenas 7 meses e depois de um desentendimento com a NBC o genial apresentador sai do ar. É uma perda imensa!



Assim vai o mundo...

O mundo da magia...

Um fabuloso truque de magia com uma das minhas músicas favoritas!



Assim vai o mundo...

sexta-feira, janeiro 22, 2010

O mundo dos filmes...

Mais filmes vistos:

- "O retrato de Dorian Gray" é um dos meus livros favoritos! E eu não tenho problemas com as adaptações ao cinema das obras maiores da Literatura. Ben Barnes é um bom Dorian, mas acima de tudo Colin Firth é um Harry Wotton fabuloso. A não perder...



- "Funny People" é um filme com um elenco notável e enorme. Adam Sandler e Seth Rogen fazem uma dupla de humoristas fantástica. Um filme para rir o tempo todo mas com uma bela mensagem subliminar...



- "The other man" é um belo filme com três belíssimas interpretações. Um filme sobre traição e ciúme! Liam Neeson é fabuloso, com a ajuda de Antonio Banderas e Laura Linney. Um filme com uma nuance de argumento deliciosa...



- "Leninegrado" é mais um filme que mostra o lado soviético na 2ª Guerra Mundial. A fome, a miséria, o heroismo, o idealismo. Mira Sorvino e sobretudo Olga Sutulova tem interpretações divinais.



- "Into Temptation" é um filmezinho agradável. Não vai ficar nos anais da história do cinema mas levanta algumas questões interessantes! Um padre que ouve alguém confessar que se vai matar! Até que ponto deve quebrar o sigilo confessional...



Assim vai o mundo...

quarta-feira, janeiro 20, 2010

O mundo dos livros...

De uma assentada dois livros lidos! E quis o destino ou a coincidência que o país de origem fosse o mesmo.

- Apesar de nascida no México, Isabel Allende é chilena de coração. Até na maneira como escreve tão particular daquele país de contadores de estórias. O melhor dos exemplos é este “Contos de Eva Luna”. Pequenos contos entrançados ou não, narrados pela voz singular de Eva Luna. O primeiro capítulo é fascinante. Daqueles que apetece sublinhar por inteiro. Depois vamos descobrindo pequenas pérolas narrativas que me fizeram não descansar até chegar ao fim do livro. Soberbo!

- Mestre Sepúlveda será sempre o meu mestre! O mais recente livro é “A sombra do que fomos”. O regresso à ficção depois de vários livros de crónicas. Mas em cada romance, Sepúlveda junta muita da História chilena. Acontece aqui mais uma vez. Sabemos que enquanto for vivo e capaz, o escritor chileno nunca deixará de lembrar todos aqueles que caíram na luta contra a ditadura de Pinochet. Um livro que atravessa várias décadas do século passado, mostrando que os velhos combatentes tem sempre última palavra.

segunda-feira, janeiro 18, 2010

O mundo do cinema...

Apesar da má transmissão pelo AXN (não sei se por culpa do canal Sony), não resisti a ver a cerimónia dos Golden Globes! Não sei se acredito este ano que são um prelúdio para os Oscares porque houve algumas surpresas.

- Primeiro, os actores! Merryl Streep com dupla nomeação e Globo de Ouro! Robert Downey Jr com um surpreendente Globo por Sherlock Holmes (apesar da magnifica interpretação que falarei aqui amanhã). Sandra Bullock ganha Globo de Ouro de Filme Dramático com "the Blind Side"! E finalmente fiquei curioso com o filme "Crazy Heart" por causa do Globo de Ouro para Jeff Bridges. Uma palavra para Cristopher Waltz com o Globo de Ouro para melhor actor secundário por "Inglourious Basterds, mais que merecido!

- Agora os filmes! Avatar foi sem dúvida o vencedor da noite. Com melhor filme e melhor realizador, Avatar arrecadou o titulo! Não sei se é um indicador para os Oscares. Sinceramente! Confesso que Invictus e Clint Eastwood me parecem candidatos fortes. Talvez Avatar represente um salto em frente no cinema e Cameron seja recompensado por isso, mas ser um grande filme falta-lhe algo. A ressaca ganhou o prémio de melhor comédia. Como gostei do filme, nada a dizer!

- No que toca à TV, Mad Men melhor série! E uma palavra muito especial para Michael C. Hall da série Dexter. Ganhou o globo de melhor actor e todos os dias tem ganho a sua luta contra o cancro. Um exemplo...

Assim vai o mundo...

domingo, janeiro 17, 2010

O mundo do cinema...

Ainda tenho alguns filmes para por aqui a sinopse, mas hoje é dia de Globos de Ouro! É uma das cerimónias que gosto de ver para perceber os filmes que ainda não vi e se se confirmam as opiniões das que eu vi. E vi dois filmes que estão nomeados para hoje e que prevejo que ganharão prémios.

- Up in the Air é um filme sobre despedimentos, viagens, falta de casa, falta de afecto. George Clooney faz um grande papel ao protagonizar um homem que passa quase a totalidade do ano em viagens e quando se descobre sozinho é tarde demais. Se a nossa vida fosse uma mochila, o que estaria dentro dela?



- Dos filmes que vi nesta temporada cinéfila (período que vai de uma edição dos Oscars para outra), Invictus é provavelmente o melhor de todos! Clint Eastwood a fazer um filme sobre rugby? Não! Acima de tudo um filme sobre um continente, um país, um homem. Nelson Mandela é provavelmente a figura mais consensual do mundo. Por tudo que passou e por tudo que tem feito nos últimos vinte anos (e cometendo o crime de esquecer a sua vida antes de 1990), Mandela é uma figura magnetizadora. E dizer que Morgan Freeman é um perfeito Mandela é dizer que ele deve ganhar todos os prémios do mundo. Matt Damon é François Pienaar, capitão dos Springbooks, a selecção sul africana que ganhou a Taça do Mundo de 1995 no meio de muitas divergências e separações originadas pelo Apartheid. Foi talvez o primeiro momento em que a África do Sul se mostrou como verdadeira "rainbow nation". Este filme é candidato a melhor filme, melhores interpretações e é claro melhor realizador!



Assim vai o mundo...

O mundo dos jornais...

Magnífica a entrevista a Mário Crespo na Tabu de sexta! Um jornalista que diz muitas coisas fortes sobre muita gente, mas cujo percurso de jornalismo de excelência o permite. A ler e reler...

Assim vai o mundo...

sábado, janeiro 16, 2010

O mundo da TAP...

Se a TAP fosse sempre assim, muitos portugueses viajavam mais...



Assim vai o mundo...

quinta-feira, janeiro 14, 2010

O mundo dos filmes...

Alguns filmes que vi nestes dias...

- Um filme ja com algum tempo mas que nunca tinha visto! "300" narra a batalha entre 300 Espartanos e milhares de persas. Uma batalha perdida mas uma guerra ganha. Um filme que mostra que o carácter de um é mais forte que a fraqueza de muitos.



- "Adaptation" é um filme de 2002 em que Nicholas Cage brilha. Ele desempenha o papel de Charlie Kaufman, um argumentista, envolvido numa trama que mistura personagens com pessoas reais.



- "U Turn" é um filme de Oliver Stone de 1997, que nunca tinha ouvido falar! Com Sean Pean, Nick Nolte, Jennifer Lopez e Billy Bob Thornton, temos um filme louco sobre traição, sexo e crime. Não é das melhores obras deste realizador mas é um filme aceitável.



- "Waltz com Bashir" é uma obra prima! Dizer que é um filme de animação sobre guerra pode assustar muita gente, mas quem arriscar sairá de coração cheio. Um filme documentário que nos toca...



- "Hancock" é um comédia com Will Smith e Charlize Theron. Ele é um super-herói com péssima reputação. Os seus poderes normalmente causam mais confusão que arrumação.



Amanhã há mais!

Assim vai o mundo...

quarta-feira, janeiro 13, 2010

O mundo...

Obviamente, neste momento toda a atenção vai para o Haiti e a tragédia que abalou aquele pequeno país. Aqui o video de Wyclef Jean na CNN, nascido no Haiti.



Assim vai o mundo...

O mundo das séries...

Este periodo de retiro permitiu ver muitas séries de tv! Hoje mostro duas:

- Flashforward é uma série daquelas que deixa água na boca! Um evento universal faz com que toda a população mundial veja onde está daí a seis meses. Como é que isso altera a vida de cada um. Fantástica! Exijo a segunda série rapidamente...



- Eureka, terceira temporada! Já seguia esta divertida série que acompanha o dia a dia de uma curiosa cidade repleta de cientistas loucos e génios desvairados. Dá sempre para sorrir...



Assim vai o mundo...