quinta-feira, abril 27, 2006

Desafio antigo...

Voltando a este belo desafio, devo divulgar uma associação humanitária ou de solidariedade social. Decidi então falar da instituição onde trabalho, tributando uma homenagem a quem merece.
A ADILO (Agência Desenvolvimento Integrado de Lordelo do Ouro)é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, constituída por várias instituições:
- Junta de Freguesia de Lordelo do Ouro
- Centro Social da Paróquia Nª Srª Ajuda
- Paróquia de S. Martinho Lordelo do Ouro
- Associação das Obras Sociais de S. Vicente Paulo

Tendo como objectivo principal a promoção de projectos na área do desenvolvimento comunitário e de apoio à população mais vulnerável,
esta agência tem centrado a sua intervenção na criação e dinamização de estruturas e serviços de apoio social. Actua igualmente na concepção e desenvolvimento de projectos de intervenção em diversas áreas, nomeadamente emprego e formação, promoção da cidadania, apoio psicossocial a crianças, jovens, adultos e famílias.

Os principais projectos são:
CCLO - Centro Comunitário de Lordelo do Ouro

Trabalho com Famílias
GASI - Gabinete de Atendimento Social Integrado
Iniciado em 1996 constitui hoje uma resposta indispensável à população da freguesia. Participado pelas instituições de apoio social local e pelo CDSSSP dispõe de dispostivos que lhe permite uma rápida articulação com outros serviços na área do emprego, saúde, reabilitação, educação e habitação.

Centro Diagnóstico e Sinalização de Problemas Sociais
Fundamentado numa lógica metodológica de investigação-acção, este centro pretende realizar estudos sobre os problemas sociais existentes em Lordelo do Ouro, produzindo uma base de dados que sirva de orientação para as instituições que operam na freguesia.

Promoção de Empregabilidade
GEL - Gabinete de Emprego Local

Tentando constituir uma ponte entre as pessoas e o mercado de trabalho, o GEL tem 2 objectivos:

- Integração Profissional de jovens à procura de 1º emprego, desempregados de longa duração e pessoas com vínculos laborais precários.

- Promoção de Acções de Pré-Formação/Formação junto destes públicos, desenvolvendo competências que favoreçam as condições necessárias à promoção da empregabilidade.

Trabalho com Jovens

*Orientação profissional e vocacional em situação ocupacional

Dinamização dos seguintes ateliers:

- Carpintaria Informática Fotografia e Vídeo Hip-Hop Futebol Cerâmica

*Centro de apoio pedagógico e desenvolvimento de competências sociais

*Animação Sócio-Cultural

PRELO - Preparar Escolhas em Lordelo do Ouro

Medida I - Apoio Individualizado

O PRELO, que terá a duração de 2 anos, tem como objectivo proporcionar oportunidades de desenvolvimento pessoal, bem como facilitar uma articulação estreita entre jovens, as famílias, a escola e a comunidade, apelando à participação de todos. Pretende-se contribuir para que alguns jovens da freguesia, com percursos escolares irregulares, construam projectos de vida que facilitem a sua integração na escola, na formação e/ou trabalho.


Medida II - Ocupação de Tempos Livres

Clube de Animação de Lordelo

Teatro Dança Expressão Plástica Música

Clube de Jornalismo

Clube de Saúde

Medida IV - Centro de Inclusão Digital

Este centro de informática está a funcionar na EB2/3 Dr. Leonardo Coimbra (filho) e está disponível para os alunos dos 4ºs e 5ºs anos, que terão contacto com as novas tecnologias de informação, explorando o Word, o Excel e aprendendo a pesquisar na Internet. O uso destas ferramentas é articulado com os conteúdos programáticos, de modo a consolidar conhecimentos e facilitar aprendizagens.O CID é também um recurso que permite gerar sinergias entre as várias acções do projecto.

Protocolo Rendimento Social de Inserção (RSI)

No âmbito da medida de Rendimento Social de Inserção (RSI), foi celebrado um protocolo de colaboração entre a ADILO e o Centro distrital da Segurança Social do Porto para acompanhamento de 60 famílias abrangidas por esta medida.
Este protocolo tem uma duração de dois anos com início a partir de 1 de Junho de 2005 e é formado por uma equipa multidisciplinar: 1 Técnico de Serviço Social (tempo inteiro), por 1 Técnico de Educação Social (tempo inteiro), por 1 técnico de Psicologia (a tempo parcial) e uma administrativa (a tempo parcial).

EXITO - Experimentar a Igualdade no Trabalho e nas Organizações

Projecto dinamizado no âmbito da Iniciativa Comunitária EQUAL, na prioridade 4 - Igualdade de Oportunidades entre mulheres e homens. A ADILO é a entidade interlocutora, contando com a colaboração de outras entidades parceiras.


Apresentação das Parcerias Nacionais:


- Agência de Desenvolvimento Integrado de Lordelo do Ouro (ADILO)

- Fundação para o Desenvolvimento da Zona Histórica do Porto (FDZHP)

- Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação UP (FPCE-UP)

- Associação Nacional das Empresárias (ANE)

- Norte Vida - Associação para a Promoção da Saúde

- Município do Porto

- Agrupamento de Escolas de Miragaia

- Filinto Mota

Apresentação da Parceria Transnacional:

- Espanha (Vigo) - Projecto "Conta com Elas"
- França (Toulouse) - Projecto "Savoir-faire Pyreneeus"
- Itália (Chieti) - Projecto "Recuperare lo Sviluppo"

Projecto Transnacional - "Construir juntos um novo percurso contra as discriminações"

Objectivo Geral - Trocar experiências e promover práticas que visem reduzir as discriminações ao acesso à formação/emprego em função do género.

Objectivos gerais do projecto:

- Conceber instrumentos e suportes de intervenção para a dinamização de actividades de sensibilização e de formação para as problemáticas da IO

- Sensibilizar e capacitar professores e demais agentes educativos para integrar na sua acção estratégias que contrariem a segregação profissional

- Experimentar novos modelos de orientação profissional, ao nível da transição da escola para a formação ou para o trabalho, que promovam a IO

- Promover a inserção de raparigas e de rapazes em acções formativas e/ou profissionais onde estão sub-representadas(os)

- Qualificar a equipa técnica envolvida tendo por fio condutor a temática da igualdade de género, nomeadamente a dessegregação profissional

Actividades a desenvolver:

- Formação de docentes no domínio da IO e desagregação profissional

- Programa de sensibilização/orientação para a desagregação profissional

- Pré-formação com vista à desagregação profissional

Peço desculpa pelo tamanho do post mas tinha que explicar tudo muito bem...

Assim é o (meu) mundo...

3 comentários:

Lúcia disse...

olha, mesmo aqui pertinho

Wakewinha disse...

Eu já ia reclamar contigo pelo tamanho do post, e por me teres posto aqui a ler exaustivamente o que escreveste! Mas pronto, pediste desculpa, e o objectivo foi bem intencionado! Acho que não restaram quaisquer dúvidas... ;)

Francisco del Mundo disse...

Lima, pertinho???
Wake, ai de ti que reclamasses...