quarta-feira, abril 26, 2006

Texto de um amigo meu...

O misterioso poder do autocolante azul…


Os combustíveis estão caros. Então aqui vai um abanão na mentalidade tacanha dos europeus de bigode (Portugueses). O gás ainda está barato!!! É verdade meus caros patrícios o gás, ou GPL, ainda está disponível pela módica quantia de 0.52 euros o litro. Ora, eu que não sou um génio da matemática ou da economia, deduzi rapidamente que um litro de gás, custa um terço dos 1,46 euros por litro de Gasolina Galp G-Force 98.
Claro que esta gasolina é a mais cara á disposição no mercado, pois supostamente é uma gasolina mais refinada que é menos prejudicial ao motor, etc, etc. Então façamos uma comparação mais gráfica, pois uma imagem vale mil palavras…




A partir de 20-04-2006 € / litro

Gasóleo - 1,074

Gasolina 95 - 1,329

Gasolina 98 - 1,394

Gforce diesel - 1,134

Gforce 98 - 1,464

GPL Auto - 0,593



Que tal? Quanto á questão dos preços já deveram estar esclarecidos…Se a razão das queixas de automobilistas indignados, é o preço eternamente ascendente dos combustíveis, já têm uma alternativa bastante positiva. Ou será que não?!
Aqui é que se começa a sentir o omnipresente e misterioso poder do AUTOCOLANTE AZUL. Imaginemos este cenário, o Manuel António (MA) de 28 anos de idade cidadão europeu de bigode, vive do rendimento mínimo garantido, e faz uns biscates numa oficina automóvel de conversão de automóveis a gasolina para GPL. O MA, sabe perfeitamente quais as contrapartidas de ter um veículo movido a GPL, sabe perfeitamente que fazer a maldita alteração no veículo ira custar entre 750 e 1400 euros, então porque não o faz?! È simples. Gastando entre 750 e 1400 euros, MA pode comprar um magnifico conjunto de jantes especiais de uma liga metálica ultra especial que vão melhorar o desempenho desportivo do seu Opel Corsa 1.2 totalmente artilhado para street racing, e “xuning-shows”… De salientar que este opel corsa é capaz de chegar dos 0, aos 100km/h em apenas 6 segundos. Sendo que o limite máximo de velocidade é de 120km/h, sobra muito tempo ao Manuel António para contemplar o belo trabalho de fibra de vidro nos ailerons, e saias rebaixadas dos carros tunnings dos restantes europeus de bigode que aplaudem na berma da estrada, ao passar do seu bólide fumegante.
Para Manuel António, colocar um AUTOCOLANTE AZUL , dizendo GPL, na traseira da sua máquina devoradora de asfalto, seria como profanar o seu sonho de criança em se tornar piloto de Rallie. Alguma vez viram um carro de rallie a Gás!!!
Mentalidade meus amigos, o grande obstáculo do cidadão europeu com bigode. Façam como eu, cortem o bigode e deixem crescer uma mosca, a mosca incomoda muito mais gente.

E o governo?! É nesse semicírculo povoado de vacas sagradas carregando no jugo o peso dos lobbies, que a mentalidade deturpada do cidadão europeu de bigode, tem sido erradamente moldada. Custa lá alguma coisa trocar o AUTOCOLANTE AZUL tamanho A4, para um selo como o selo automóvel?! É verdade que continuamos sem poder estacionar em parques de estacionamento subterrâneos com veículos GPL, supostamente por questões de segurança. Mas também não é menos verdade que estacionar neste tipo de parques é a nossa última opção, pois os preços são astronómicos. Quantos de nós não andam ás voltas do quarteirão para encontrar lugar de estacionamento mais barato?!
Frodo Bagins (MANUEL ANTÒNIO), teria feito um grande favor á humanidade, se em vez de incinerar O anel nas entranhas de Mordor (ASSEMBLEIA DA REPUBLICA), tivesse incinerado o AUTOCOLANTE AZUL , libertando o povo europeu de bigode, de preconceitos infundados para todo o sempre.

Atenciosamente
Gonçalo Gomes

Assim vai o mundo...

4 comentários:

Pérola disse...

Realmente, nunca pensei no assunto nestes termos! Será por receio das explosões? será por distração? Não sei, receio nunca me ter debruçado sobre o assunto, mas sinto que o teu amigo tem razão. Há que haver cabeças pensadoras...

Anónimo disse...

Parabéns! De volta e em grande forma :o) já tinha saudades de ti assim...

Francisco del Mundo disse...

Anónimo, como explicitei, o texto não é meu.. É de um dos meus melhores amigos, que escreve pouco mas escreve bem!
Pérola, é por concordar inteiramente com ele que publiquei o texto dele...:)

Anónimo disse...

Excelente!!! Parabéns por este belo pensamento!!!