segunda-feira, fevereiro 12, 2007

O mundo do referendo...

Ganhou o Sim, como eu previa! Esmagou a abstenção, como eu temia! O que me fez verdadeiramente confusão foi ter-se louvado os portugueses pela demonstração de participação democrática! Discordo. Totalmente. Então quando mais de metade dos portugueses não participa num referendo, louva-se a democracia??? Que digam que não votam em eleições porque não acreditam nos políticos, até aceito. Agora num tema que 95% das pessoas tem opinião (mesmo que seja o talvez), não depositar o voto é um sinal de fraca cultura democrática. Se for preciso por o escrutinio em três dias como em Itália, faça-se! Se o voto tiver que ser obrigatório como no Brasil, apoio... Tudo até que as pessoas entendam que não se podem imiscuir das decisões...

Assim vai o mundo...

5 comentários:

Felina disse...

Eu e o Felino fomos votar e aqui muita gente votou, acho que até a maioria. Mas concordo contigo. As pessoas confundiram este referendo com posições partidárias, esquecendo-se que o que está em causa é um assunto que a nós - mulheres e homens - diz respeito. Os políticos não deviam erguer bandeiras nem misturar assuntos de consciência de cada um, com questões partidárias... Isso entristeceu-me.
Mas eu votei e orgulho-me de o ter feito.
Ahhh... um beijinho grande. Muito grande!

Francisco del Mundo disse...

Lindaaaaaaaaa, saudades da menina...:D
Concordo com o que disseste! É o pais que temos...:D
Bacione enorme

Unknown disse...

Ainda hoje ao almoço discutia exactamente isso com o meu pai. De toda a conversa há uma frase que me deixa mesmo revoltado, "Vai-te habituando". Numa onda muito de, as pessoas não estão para se chatear. Como se não chega-se já sei que vou encontrar, e vão ser muitas, pessoas que não votaram e aparecem a "cantar" opiniões sobre o resultado. Báhhh...
Abraço Maior

Maria disse...

Há cerca de 5% de eleitores fantasmas... Não renovam as listas... Se calhar essa história da abstenção ficaria resolvida se verificassem isso...

Francisco del Mundo disse...

bruno, pois...:D
Abraço

maria, ainda assim... é muita gente...:D
Baci