sábado, outubro 13, 2007

O direito à crítica e o direito à resposta...

O meu último post sobre as minhas reservas quanto ao Nobel da Paz atribuído a Al Gore, despertou opiniões favoráveis e desfavoráveis. A uma pessoa já respondi! A outra como usou termos que considerei ofensivos (receio por muitos a tua mentalidade pequena), decidi responder aqui...

Caro Jorge,
não sei se decidiu pegar comigo por alguma razão especial ou fui apenas mais um. Segui o link do seu nick e fui dar com este belo blog que nos fala e muito bem sobre o ambiente. Ainda há poucos dias fui acusado, por mais uma pessoa que cai aqui uma primeira vez e se acha no direito de me julgar, de ter um blog demasiado protector do ambiente. Não irei procurar agora mas já falei várias vezes sobre o ambiente e sobre os crimes contra ele cometidos. No entanto o que estava em causa, aliás era o tema do post, era o prémio Nobel da Paz. Ora, não é o prémio Nobel do Planeta, nem o prémio Nobel da Causa Mais Nobre! É o da Paz. Como gosto de fundamentar bem as minhas palavras e não pura e simplesmente insultar os outros, fui buscar as palavras de Alfred Nobel (tive o cuidado de as traduzir livremente) sobre este prémio: "Este prémio procura distinguir a pessoa que tivesse feito a maior ou melhor acção pela fraternidade entre as nações, pela abolição e redução dos esforços de guerra e pela manutenção e promoção de tratados de paz"! Ora, em boa verdade, eu já não tinha concordado com a distinção da Agência internacional de Energia Atómica (e o seu director-geral Mohamed ElBaradei) em 2005, e tão pouco com o deste ano... O trabalho efectuado por Al Gore e o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas é muito louvável! Alerta para um tema que todos nós nos devemos preocupar. Mas o seu a seu dono! Um Oscar de Melhor Documentário dado a "Uma Verdade Inconveniente", estou de acordo! Mas dar um Prémio Nobel da Paz é comparável a dar um Prémio Nobel da Literatura... Temos um Prémio anual que alerta para conflitos e guerras que ganham assim uma nova dimensão! Ou será que seria preferível dar este Nobel a Al Gore em 1996 e não a Ximenes Belo e Ramos Horta por causa do movimento timorense??? Seria melhor pedir ao povo de Timor para esperar mais um aninho?? E quando falo de Timor, falo da Burma, da Irlanda do Norte, das Coreias, do Irão, do Quénia, etc, etc...
Por isto tudo, meu caro Jorge, continue a lutar pelo ambiente como eu o faço (com pequenos gestos), mas como o senhor Al Gore ganha milhares de euros por conferência a favor do planeta, era escusado "roubar" este momento anual de fama em relação a outra causa! Quanto a ter-me pedido a autorização de usar as minhas palavras numa revista, peço desculpa mas recuso. Não porque tenha vergonha da minha opinião (que é minha e não influencia ninguém) mas pela forma insultuosa como tratou a minha opinião!
Cumprimentos...

Assim vai o mundo...

20 comentários:

Shelyak disse...

Todos podemos e devemos ter as nossas opiniões e, como costumo dizer, existe, em regra, um pouco de verdade em tudo...
O problema surge quando se recorre a insultos, mesmo que disfarçados, e queremos chamar a nós a verdade absoluta...

Quanto a Ambiente, tem sido também, para mim, e cada vez mais, uma preocupação constante e crescente. Basta ver países supostamente defensores do ambiente, como Noruega e Dinamarca que, em conjunto com a Rússia, Canadá e USA, lutam pelas maiores áreas possíveis do Ártico para explorarem petróleo e gás!
E todo o mundo está rejubilando porque, devido ao degelo que entretanto lá se tem verificado, é já possível passar pela chamada Passagem Noroeste, encurtando uma viagem de barco entre New York e Tokio de 18.200 via Canal do Panamá) para 14.000 kms ou então de Londres para Tokio via passagem Nordeste, encurtando de 20.900 kms (via Canal do Suez) para 13.000 kms!!!
Um verdadeiro escândalo, isso sim!!!
:(((

Aqui te deixo um forte e solidário abraço, Francisco! :)

Sabina disse...

Concordo contigo.
Acho que este Nobel foi despropositado.

Primeiro porque não acho que uma compilação de ideias (algumas incorrectas cientificamente) seja merecedor de um Nobel de Paz, quando de facto há outras prioridades e outros candidatos que de facto mostraram mais e melhor trabalho. Sejamos francos. Al Gore não é cientista e não fez mais do que pegar em meia dúzia de artigos cientificos, compilá-los, embelezá-los ( porque tinha dinheiro) e interpretar à sua maneira (e às vezes de forma incorrecta).

Depois porque o conceito amigo do ambiente é muito bonito em teoria mas mais dificil de o colocar em prática. Penso que todos sabem que de facto o carro menos poluente do mundo é feito com uma bateria de cádmio e as minas de onde é extraído, à volta não tem qualquer ecossistema porque não consegue haver vida. Entre milhares de contradições que os ditos amigos do ambiente fazem e praticam todos os dias

Finalmente porque acredito que este prémio só vai ser bom para uma pessoa: o próprio Al Gore que aproveitará a embalagem para se candidatar. E depois eu quero-o ver com tantas preocupações ambientais.

No entanto, obviamente que tenho as minhas preocupações ambientais... mas não de forma tendeciosa.

Beijos

Anónimo disse...

francisco: deixa-os pousar;)

White_Fox disse...

Li os dois posts e os comentários relacionados e penso que todos temos direito à nossa opinião! Mas quando essa mesma opinião deixa de ser construtiva e passa a ser ofensiva, o cenário muda de figura.
Por isso mesmo acho que fizeste muito bem em ter feito este post!
Quanto ao Al Gore, também tenho algumas dúvidas de que tenha sido bem atribuído o nobel! Agora é esperar para ver o que acontece!
Gostei do teu blog!

Nanny disse...

Estou contigo!

Não consigo encontrar correlação entre Al Gore e a Paz... enfim... acho que a política internacional está a pesar cada vez mais nas decisões dos prémios Nobel... e isso entristece-me imenso!

Beijinhos grandes

Anónimo disse...

Saudável este teu direito à indignação, até porque como referi no teu post anterior concordo plenamente com as tuas reservas.
O ambiente é uma causa importante, a pessoa escolhida para a defender ainda tem muito que demonstrar para justificar a sua escolha nesta matéria.
Carla

Francisco del Mundo disse...

shelyak, procuro nunca insultar ninguém nem as suas opiniões! É um ponto de honra...
A ti, reconheço-te autoridade na matéria porque o que já li no teu blog sobre este assunto ensinou-me muito. Mais uma vez deste uma informação que desconhecia! Este tema tem que nos preocupar de facto mas creio que há prémios que não se devem misturar...
Abraço enorme, meu caro amigo

Francisco del Mundo disse...

insaciavel, consegues surpreender-me sempre...:D Muito bem informada sobre este assunto!:D Só não concordo com uma coisa: ele não se vai candidatar... Pelo menos não agora!;) Mas tem justificações politicas...:D
Beijo

Francisco del Mundo disse...

noivo, eu deixo...
abraço

Francisco del Mundo disse...

whitefox, pelo que vi do teu blog tb gostei... Espero que apareças mais vezes por aqui...:D
Abraço

Francisco del Mundo disse...

nanny, o prémio Nobel da PAz na sua definição sempre foi influenciado pela política internacional! O problema é quando se confunde Paz com outras causas...
Beijo

Francisco del Mundo disse...

carla, muito obrigado...:D
Beijo

vf disse...

F,sim senhor..tiro-lhe o chapéu.Eu bem digo,políticamente correcto.
Bj

Francisco del Mundo disse...

vf,tem dias...
Beijo

Anónimo disse...

e que tal mudar o fundo do blog para preto para gastar menos energia?

Sabina disse...

Francisco


Para além de sexo, também tenho outros hobbies e a leitura é um deles ;-)

Beijos

(Cá estaremos para falar da candidatura do Al Gore)

Maria Francisca disse...

ihihihihiih gostei do comentário da woochi...já tinha saudades!
olha gajo...em relação a isto...já sabes o que te digo não já????

Francisco del Mundo disse...

woochi, não me importava de fazer isso, como sabes o meu outro blog é preto! E houve pessoas a queixar-se desse facto e mantive. Quanto a este, até o mudava mas não sei faze-lo. Ainda assim é azul escuro, deve fazer menos mal...
Beijo

PS- Péssimo hábito o teu de não deixar um beijo no fim... Creio que não te fiz mal nenhum...

Francisco del Mundo disse...

SAci, nunca disse o contrário...:D
Beijo

Francisco del Mundo disse...

minina, já tinhas saudade da woochi me dar na cabeça?? Olha que eu não..
Beijo