segunda-feira, outubro 15, 2007

O Mundo não é chato...

Este é o título do novo livro de Caetano Veloso (uma compilação de textos seus feita por Eucanaã Ferraz e editado pela Quasi Edições). Ontem foi a apresentação do livro na Fundação de Serralves. Ora mesmo ao lado da minha casa e sendo editado pelo meu Jorge Reis-Sá, tive que dar uma saltada. Acompanhado pela BrasilAmante Joana, minha ex-colega de trabalho e amiga, estivemos a ouvir Caetano, Eucanaã e o Jorge durante perto de duas horas... Uma figura franzina, um sorriso malandro e um discurso tranquilo (não fosse ele baiano)! Esta é a caracterização que consigo fazer de Caetano. Muitos assuntos foram abordados, desde o Brasil e a sua realidade, a música popular no mundo de ontem e de hoje, a Nova Ordem Mundial e os EUA, Portugal e o seu lugar no mundo, o acordo linguístico do português, o sexo, etc, etc... Fala com a experiencia dos anos e de vida, de quem percorreu o mundo e viu muita coisa! Fala acima de tudo com uma humildade pouco modesta, que nós perdoamos imediatamente porque Caetano é Caetano. Para além de vos recomendar o livro, dei uma vista de olhos e gostei, deixo-vos aqui algumas frases que me lembro de memória da conversa de ontem:

[racialismo]Esse negócio de brancos de um lado, pretos do outro foi inventado pelos brancos. E os pretos comeram. Mas eu não como não. Sou brasileiro!

[escolhas de vida] Eu gostava muito de desenhar, ser cineasta, mas a música me pegou!

[eleições americanas] O meu candidato é Barack Obama, mas só dá Hilary. Mas qualquer um fará melhor que Bush filho. É que aquilo é..é...burrice mesmo!

[política] Eu sou de esquerda.

[Portugal] Agostinho da Silva costumava dizer:"Portugal civilizou África, civilizou Ásia, civilizou América, só falta civilizar a Europa". E é isso mesmo que eu acho!

[música] Eu disse que o Mundo estava chato quando derrubaram as estátuas de Buda no Afeganistão (...) Mas depois comecei a cantar e disse que o mundo não é chato. Eu agora me divirto é a cantar mesmo...

Pois bem, amanhã vou ver Caetano no Coliseu do Porto a fazer o que gosta: cantar... Falarei mais dele nessa altura...

Assim vai o mundo....

8 comentários:

vf disse...

Páras de me fazeres roer de inveja de ti, pelos concertos ondes vais, sim?
Agradecida:D
Bj

Anónimo disse...

gosto do Brasil por muitas razões, Caetano é uma delas.
Um texto com uma mão cheia de belas ideias.
carla

Afrika disse...

Ola, fiquei assim com um pouquinho de nada de inveja... que e' como quem diz imensa... deve ter sido algo fantástico ter estado la!
Bjo

Francisco del Mundo disse...

vf, inveja é muito má...:D
Beijo

Francisco del Mundo disse...

Carla, já somos dois...:D
Beijo

Francisco del Mundo disse...

afrika, Caetano é Caetano...:D
Beijo

foryou disse...

Caetano é Caetano! É preciso acrescentar algo ou está tudo dito?

Francisco del Mundo disse...

foryou, será dito algo mais...:D
Beijo