segunda-feira, outubro 22, 2007

O mundo de Cuba...

A minha viagem a Cuba teve obviamente o efeito de me aproximar daquela realidade e a estar atento ao que se passa por lá. Fidel é cada vez mais um fantasma e começa a ser importante ouvir o que o seu irmão diz. Vinha há dias no El Pais, via Courrier Internacional, um artigo sobre as mudanças na ilha. No seu discurso de 26 de Julho, Raul Castro anunciou mudanças "estruturais" e "conceptuais" para debelar os problemas económicos. Sim, porque vi com os meus olhos que aquele comunismo não traz pão, e consequentemente felicidade, aos cubanos. Uma das ideias é a de organizar reuniões e assembleias por todo o país para ouvir as queixas e opiniões de todos os cubanos. Já se ouviram opiniões sobre o estado da saúde pública, da política rural, dos transportes, dos salários baixos, enfim, os problemas que assolam um país pobre. Mas por fim um país com alguma liberdade de expressão. Não é por acaso que este trecho do discurso ("A revolução é o sentido do momento histórico, é mudar tudo o que deve ser mudado...") tem sido muito repetido. É como diz um político cubano "Se não acompanhamos as mudanças, será a História a fazê-las."...

Assim vai o mundo...

6 comentários:

PoesiaMGD disse...

Tens razão... Assim vai...
Aproveito para deixar um convite:

http://www.escritartes.com/forum/index.php?referredby=3

Anónimo disse...

Sabes, tive a oportunidade de conhecer não só a Cuba "turistica" mas também aquela onde vivem os trabalhadores, a longos kilometros dos locais de trabalho e posso dizer que não é mt bonito de ser ver. De qualquer forma, se os ventos forem de mudança e acima de tudo, para melhor, venham eles!

Anónimo disse...

Custa-me a crer nestes ventos de mudança. Quando lá estive falei com imensos cubanos admiro a cultura da maior parte deles, a simpatia, mesmo que em troca de um "recuerdo", mas marcou-me imenso a desilusão da maior parte deles em relação ao futuro. Faltava de tudo naquela terra, inclusivé a possibilidade de falarem com os turistas e de manifestarem as suas opiniões. Será mesmo possível que o irmão renegue a obra de Fidel? Duvido...mas espero que tenhas razão.
carla

Francisco del Mundo disse...

peosiamgd, lá irei...
Abraço

Francisco del Mundo disse...

noivo, creio que os ventos de mudança já são irreversiveis para aqueles lados...:D
Abraço

Francisco del Mundo disse...

Carla, eu tb não confiava muito, mas estive lá há pouco e já se sentia essa mudança... Não há hipótese de cristalizar um país para sempre!!!
Beijo