quarta-feira, março 12, 2008

O mundo do cinema...

O primeiro filme que vi no Famafest foi, finalmente, o aclamado Fados de Carlos Saura! E só tenho uma opinião: fantástico! Deveria ser apresentado em todas as escolas, como forma de definir o nosso povo. Não, não falo apenas do saudosismo e melancolia, mas também à miscigenação possível através do Fado. Por um lado é pena que um trabalho tão profundo da nossa canção típica tenha sido feita por um estrangeiro, mas assim ele teve o distanciamento para fazer um trabalho brilhante! Temos lá tudo: o melhor intérprete masculino vivo na velha escola (Carlos do Carmo), os representantes da nova geração (Cuca, Camané, Mariza), e sobretudo a maravilhosa mistura com outras latitudes (Caetano, Chico Buarque, Lila Downs, Lura, Miguel Poveda). Deixo-vos aqui vários clips para que ganhem vontade de o ver ou de, tal como eu quando saí do filme, ir a uma casa de Fados...









Assim vai o mundo...

4 comentários:

Carla disse...

obrigada pela amostra
fiquei convencida
bjs

Afrika disse...

Querido Francisco,
Breve historia... cresci a ouvir e sentir o fado como tristeza, saudade de algo que ficou para atrás e não se sabe quando se volta a ver... pra mim fado era naquele então algo Horrível com todas as letras. De regresso a Pt, não suportava o mesmo, pois lembrava-me outros tempo. Ate que um dia, um amigo me ludibrio para assistir a um espectáculo de Fados ao vivo. Entre sem saber pra o que ia, sai apaixonada! Pra se amar de verdade algo a que sentir-lo e o fado senti-o naquela noite... partilho da mesma opinião que tu quanto a filme ter sido feito por um estrangeiro.
Beijoka grande

Francisco del Mundo disse...

carla, então vê...:D
Beijo

Francisco del Mundo disse...

afrika, assim te trocou o Fado as voltas...:D
Beijo linda