sexta-feira, março 21, 2008

O mundo...

Pensei em escrever hoje sobre o concerto que assisti na quarta-feira no Pavilhão Atlântico, de Patrice e Alicia Keys. Foi uma bela noite, com um recinto quase cheio e óptima companhia. Mas eis que ontem à noite vejo uma cena ignóbil nas nossas televisões. A notícia do dia era a violência de alunos a professores, com um vídeo que circula na net da escola Carolina Michaelis no Porto. Antes de tudo, recuso-me a por aqui as imagens porque ontem quando as vi pela primeira e única vez, tirou-me do sério. As pessoas sabem que sou pacífico e não bato em mulheres, mas a rapariga do vídeo merecia um estalo bem assente, como eu levei na minha vida e sobrevivi... O Carolina Michaelis não é uma escola dos ditos locais problemáticos (não é do Cerco, Aleixo, Miragaia ou Leonardo Coimbra), é uma escola considerada tranquila. Ora, o que este caso vem documentar é que o fenómeno da violência na escola está a alastrar a todos os estabelecimentos de ensino. Bem sei que no caso em questão, foi um telemóvel que despoletou a situação (mas também é um telemóvel que regista as imagens em directo), mas o problema é mais grave. Discordei com certos comportamentos de professores na minha vida, achei que estavam a ser injustos, mas em nenhum momento pensei em faltar ao respeito a algum deles. Sabia que dizer que o professor é um segundo pai era um exagero, mas tinha a boa educação para não ser insultuoso. Ora o que falta mesmo nesta rapariga, e em muitos outros, é justamente boa educação. Bem sei que há muitas explicações, o já falado problema do contexto social, a desagregação das famílias (reflectindo-se nos fracos valores incutidos), a falta de rumo dos jovens, a maior liberdade com pouca responsabilidade. Mas nada justifica aquelas imagens! Nada explica aqueles comportamentos. E se o doutor Eduardo Sá vem dizer que se tem de entender a criança e não a castigar, eu lhe digo que estou agradecido às estaladas merecidas que levei. Foram elas que me mostraram os limites dos comportamentos correctos e incorrectos. Os comportamentos individuais tem muitas condicionantes, mas a maior parte da responsabilidade é do próprio. Pode ser entendido, mas não completamente ilibado! Pelo que entendi a professora não apresentou queixa no Conselho Executivo, ou pelo menos não houve consequências. Acho absolutamente errado, porque se não fosse esta fuga do vídeo que comprova a agressão, tudo passaria em claro. Acho que o comportamento deve ser severamente punido, para que se comece a entender que a escola não é uma balda.
Concluindo, irritou-me ver aquela cena toda (da aluna e dos restantes colegas) e apeteceu-me dizer a todos os professores que conheço: "Não querem ter aulas, que se lixem! Que fiquem burros como portas, mas com telemóvel!"

Assim vai o mundo...

11 comentários:

Anónimo disse...

acho melhor nem me prenunciar sobre o assunto. a ministra ainda pode achar que os alunos e os pais são vitimas....

Sónia disse...

Também a mim muito me revoltou e revolta...
E também a mim me apeteceu dar uns belos tabefes naquela miúda! E tendo um filho nunca lhe dei uma mas também não o imagino numa triste cena daquelas!
Tal como o Francisco acho inimaginável faltar ao respeito a um professor ou a quem quer que seja!
Responsabilizo os pais que muitas vezes se desresponsabilizam da educação dos seus filhos,responsabilizo o sistema eudcativo que faz dos professores marionetas neste "circo",responsabilizo alguns professores por não se saberem respeitar!
Confesso que aquele video até me deu vontade de comer palha e dar coices!

Sónia disse...

Já agora...também adorei o concerto!

Francisco del Mundo disse...

noivo, ela acha muitas coisas e não encontra nada...:D
abraço

Francisco del Mundo disse...

sónia, concordo com tudo... e com o concerto!:D
Beijo

Livros em 2ª Mão disse...

Pois, o problema tem várias frentes:
- os pais que se demitem da sua função
- falta de limites e respeito pelos outros
- o facto dos professores hoje em dia estarem muito limitados
- tentar sempre perceber as crianças/jovens, quando umas palmadas operam milagres e evitam tantas consultas no psicólogo.
No outro dia, uma amiga minha, educadora de infância, dizia que na faculdade estudou para muita coisa, problemas que poderiam surgir no decorrer da profissão, maneira de lidar com as crianças, etc. etc., mas nunca lhe ensinaram que o mais difícil seria lidar com os pais! Ai do professor que levante a mão ou a voz ao menino, pois no dia seguinte tem os pais à porta. Afinal de contas, a criança é apenas o espelho do que se passa em casa...
Na minha altura, no início do ano escolar, quando a minha mãe me deixava na escola, dizia logo à professora "Se for preciso bater, bata". A verdade é que nunca foi necessário(na escola). Até mesmo os considerados mais irriquietos, nunca se atreveram a tocar num prof. ou a responder demasiado torto.
Pode não parecer, mas não estou de forma nenhuma a apelar à violência, mas professores com medo dos alunos e dos respectivos pais, tem dado no que se está a ver!
Tal como tu, também agradeço as palmadas certeiras que levei. Na altura não se acha piada nenhuma, o orgulho fica ferido, mas com o tempo reconhecemos o seu valor.

esse disse...

Valha-nos o Youtube para nos ouvirem, já que não ouviram os cem mil.

E só mais uma coisinha ... vão dar a estes alunos o poder de participar na avaliação do professor ... é a total inversão do sistema.

beijinho

Francisco del Mundo disse...

livros, assino por baixo do comentário..
Beijo

Francisco del Mundo disse...

esse que, isso é um pouco fora da realidade...:D
Beijo

Cat disse...

Tendendo mais para o lado pacifista eu tenho (quase) a certeza que aquela cachopa não se escapava sem um par de estalos bem assentes (e dizem que tenho a mão bem pesada e nunca assentei a mão que não fosse na brincadeira) mas no estado de sítio que se vive agora de certeza que as consequências sobrariam para mim. Sendo um pouco radical, aluno meu teria que deixar o telemovel na minha secretária durante as aulas. Senão seria mais como tu dizes, Sejam burros como portas mas com telemovel. Viesse quem viesse. Nos meus tempos de estudante raro era o aluno que tinha telemovel e não veio mal ao mundo por isso. Qualquer dia lembram-se de levar os portáteis e porem-se na net e no msn e os professores calados e quietos?!?

Francisco del Mundo disse...

cat, já há aulas assim... E não viria muito mal ao mundo, se estivessem calados e concentrados... Mas hoje em dia é complicado...
Beijo