sábado, maio 06, 2006

Um gosto particular

Gosto de escrever e aprendi a escrever. Gosto de desenhar e nunca aprendi a desenhar! Por muito que na minha mente surjam desenhos perfeitos, a minha mão tosca é incapaz de desenhar traços harmoniosos! Por tudo isto a arquitectura ficou sempre inatingível. Mesmo aquela que mais me chama: a paisagista! No entanto, se a prática é impossivel, já a observação teórica é um hobby...
Gosto de conhecer cidades! Como as pessoas que me estão próximas sabem, gosto de ter mapas topográficos. Mas, acima de tudo, gosto de me perder nas suas ruas. Perdi-me na Póvoa de Varzim, em Braga, em Florença, em Veneza, em Assis, em Lisboa, em Génova, em Osnabrück, em Milão, em Turim, em Bremen, em Dortmund, e nos últimos tempos no Porto. Quando digo perder, digo voluntariamente, pois só quando nos deixamos de guiar por mapas, é que encontramos algo realmente novo! E ainda faltam tantos lugares no mundo...
Em cada cidade gosto de descobrir os seus traços originais! Aqueles que não foram adulterados por construções abusivas e descaracterizadoras. Por exemplo, aprendi a entender a beleza que tem a velha Lisboa (muito bem fotografada no Expresso de hoje), reordenada por Pombal, com a sua arquitectura virada para o Tejo luminoso e plano. Uma cidade aberta, multicultural, uma capital (não quero falar de defeitos)! E depois, observar o "meu" Porto. Uma cidade que sempre me fascinou e que cada vez mais me encanta... Em Lisboa rio, no Porto sorrio! Porque é cidade escura, de sombras, de sentimentos francos mas escondidos. A cidade entre a Serra do Pilar e o Douro serpenteante e sombrio, que abusa de vielas, becos, escadas... Uma cidade que me faz a Génova onde vivi, em que as horas tardias eram solitárias mas aconchegantes. É o Porto fechado, bairrista, marginal (mais uma vez, esqueço negativismos). Mas agora algo está a ser mudado. A praça de Liberdade, ou Avenida dos Aliados, alterou a sua face. A sala de visitas da cidade ficou sem árvores, sem jardim! Está ampla, arejada, iluminada... Não digo que não esteja bonito, mas está contra-natura. Está...errado! Se querem transformar a cidade em algo que ela não é, está mal. Os portuenses tem orgulho na sua cidade. Mesmo sendo escura, sombria, pouco alegre! Os monumentos estão em Lisboa, mas o "velho casario" está no Porto. O fado está em Lisboa mas o Porto é mais sentido...

Assim vai o mundo...

PS- Já tinha saudades de um post assim...

7 comentários:

Anónimo disse...

Também tinha saudades de um post assim :)

Francisco del Mundo disse...

Não há tempo, porque o trabalho não deixa...:)

Lúcia disse...

não acho a cidade escura. é linda, acolhedora, simpática... é o PORTO.

Anónimo disse...

Conhecem?
As ruas do Porto
Aliados

Francisco del Mundo disse...

Lima, eu também adoro o Porto... Mas a luz da cidade é muito diferente da de Lisboa... Pela localização, pela arquitectura, por tudo... Não é mau, é assim...:D
Tripeiro, fui ver e gostei dos dois blogs... As ruas do Porto está muito bem conseguido...

Anónimo disse...

Enjoyed a lot! Seatbelt assembly + jeep wrangler bartonsville dental insurance Rosacea care products Online consultation provigil Dry patch on leg small sores oxycontin leather case blackberry When will zoloft goes generic Five ten insight insight approach women's shoe Female success with propecia Home owner insurance lead+ Crane  replacement washers plumbing parts tenuate+25mg Colored car polish free cam sex and chat Florida doctor malpractice Effexor xr withdrawals interior design qld Daniel baker plastic surgery Porsche hidden radar dectector

Anónimo disse...

best regards, nice info » » »