quarta-feira, janeiro 10, 2007

O mundo dos mitos...

Nunca vos confessei que adoro mitologia... E hoje, ao falar com colegas meus sobre o complexo de Édipo, reparamos que nenhum conhecia o mito de Electra. Assim, descrevo:

Electra é uma personagem da mitologia grega, filha de Agamemnon e da rainha Clitemnestra. É a personagem principal de uma peça homónima de Sófocles.
Amargurada e impulsiva, levada mais pela fúria do que pela maldade, induziu o fraco Orestes, seu irmão, a cometer o assassinato de Clitemnestra, a sua mãe, vingando assim morte de seu pai morto pela mesma. Esse seria um acto do qual ambos se arrependeriam, pois, antes de sua morte, a rainha havia dito que amava os filhos, e que tratava a própia filha mal para que Egisto , seu amante e também assassino e inimigo de Agamemnon, não desconfiasse do amor e do sentimento materno que sentia por Electra, e assim não fizesse mal a esta.
Mais tarde, Electra desposa Pílades, amigo de Orestes e seu primo, o filho primogenito do rei Estrófio.

Assim vai o mundo...

5 comentários:

ivamarle disse...

ora aí está um assunto que me agradaria como tema de conversa, entre ti e a Elipse, que também gosta de Mitologia e sabe daquilo a potes; euzinha, não pesco quase nada para além do básico, como neste caso, sei a diferença entre os dois "complexos", mas já me tinha esquecido dos pormenores...

Lara disse...

bem se eu não te visitar, está certo, está!

zangada contigo!

Francisco del Mundo disse...

Iva, ai é? A Elipse gosta dessa bela parte da História? Entao tenho de conversar com ela! Quanto a ti, faz como eu: só sei as que mais gosto...:D

Bad, eu visito-te, as vezes não tenho a inspiração que mereces para comentar...
Não te zangues...:D

Bacione

Lúcia disse...

só pelos nomes, já não quero saber. são impronunciáveis (assim como esta palavra)

Francisco del Mundo disse...

Lucia, ahahhahah...:P
Beijo