segunda-feira, janeiro 15, 2007

O mundo e a morte...

Ainda sobre a morte de Saddam...

"É-me difícil olhar para o rosto de Saddam Hussein sabendo que daí a momentos aquele estará morto."
Tenho andado um pouco desavindo com as opiniões de José António Saraiva. Creio que a sua direcção do semanário Sol deveria olhar mais para o futuro e menos para as tricas do passado. Pareceu-me haver alguma deselegância e falta de humildade. No entanto continuo a achar que é uma pessoa inteligentíssima e com um pensamento coerente. E de facto estou de acordo com o seu penúltimo artigo na revista TABU. A frase que transcrevi mostra aquilo que também sinto. Por muito que Saddam fosse execrável e punível, nunca a pena de morte se aceita. Não é a conversa da justiça divina! É mesmo porque acredito que só a falta de liberdade vitalícia é uma pena para o Homem. A morte de alguém só existe para os outros, uma vez que para ele, não existindo vida, não existe pena...

Assim vai o mundo...

[Nota- Peço desculpa aos leitores, de facto faltava um "olhar" na frase transcrita. Quando me avisaram a primeira vez, li a frase e pensei que estavam a falar de uma palavra a seguir a "aquele.." e não a seguir a "difícil..". Obrigado pelos avisos...]

8 comentários:

ivamarle disse...

penso que te escapou na frase a palavra "olhar".

Curioso, mas eu penso da mesma forma e quando vi as imagens só me ocorria perguntar:o que pensará um homem como ele (ou mesmo outro qualquer) naqueles breves instantes que antecederam a sua morte? A violência continuará sempre a gerar os seus clones, já está mais do que comprovado, já era tempo de mudarem de estratégia...

Francisco del Mundo disse...

Não, linda, a frase é assim, se bem que com olhar também ficasse lógico...:) Tem-se dito muito que se anda a humanizar Saddam Hussein porque se anda a criticar a pena de morte. Continuo a defender o mesmo, sou contra a pena de morte, seja com quem for! E não me parece que a execução de Saddam acabe com todos os problemas...
Beijo

maria inês disse...

prontossssssss! em relação a este post, não comento! não m'apetece falar de mortes, mortos...!!!

**:)))))))))

Francisco del Mundo disse...

Anjo, é assim mesmo...:D
Bacione

Lúcia disse...

eu sou contra a violência e não consigo aceitar a ideia de alguém praticar a violência, seja com quem fôr.
e para mim, quem o faz, não é homem.

se não é homem......

Lúcia disse...

"seja contra quem fôr"


(o advogado de serviço cá da casa também não concorda com a pena de morte)

Francisco del Mundo disse...

Lucia, exacto... Porque não deve ser a lei a encapotar um mesmo fim!:)
Beijo

PS- Abraço para o advogado de serviço e beijo para as liminhas :)

Anónimo disse...

ora viva!
Nao ha a palavra olhar?Entao acho que nao percebo o sentido da frase.

Saudacoes e bom ano