quarta-feira, agosto 29, 2007

O mundo das letras...

O plágio irrita-me. Verdadeiramente. O caso recente de Luis Filipe Menezes e, por exemplo, o de Clara Pinto Correia mexe comigo. Tenho sempre muito cuidado em assinalar o autor das palavras que não são minhas. Assino e responsabilizo-me pelo que digo mas não roubo palavras aos outros. Fazer-se passar por alguém, seja nos actos ou nas palavras, é um acto de cobardia. José Hermano Saraiva disse um dia que rasgava qualquer carta que não estivesse assinada. Usar as palavras dos outros sem as identificar é igualmente cobarde e reprovável.

Assim vai o mundo...

11 comentários:

Anónimo disse...

Plágio disfarçado: O conteúdo da revista Maria(ana), Ana e outras: fotografias tiradas daquele site mais notícias tiradas do outro site alternando com outras inventadas.

Plágio descarado: Toda a espécie de dossiers e relatórios feitos pelos alunos. É a técnica do 'copy&paste'. Sem fonte e literalmente com todo o descaramento!

(lol) Mas é uma satisfação total olharmos para aquilo que escreveremos e o nosso nome lá a confirmar a nossa originalidade.

Beijo Francisco.

ps - Para comentar clica-se no mesmo íncone que contabiliza o número de comentários e esse ícone está logo abaixo do título de cada post.

Andreia disse...

sim, copiar o que os outros fazem é algo nojento...daí 1 stor meu nos ter ensinado a assinalar a fonte, quer seja site, enciclopédia ou revista, aquele Avelino é 1 poço de sabedoria...

beijo

Anónimo disse...

Estou de volta.

é que descobri (só agora) que para comentários nos blogs do SOL é preciso estar registado.

:(

Maria disse...

Plágio = Pecado capital

Francisco del Mundo disse...

tânia, gostei da explicação...:D O problema é que não consigo registar-me... Arranja um blog no blogspot!:) É que tens ali coisas que queria muito comentar.. Estou curioso com algumas coisas...
Beijo

Francisco del Mundo disse...

andreia, grande Avelino.. ahhahahah
Beijo

Francisco del Mundo disse...

maria, com direito a execução primária de desprezo...:D
Beijo

Andreia disse...

se for apanhada a plagiar não é por falta de informação...haha

beijo

SouEu disse...

Francisco, amigo! ;)

Francisco del Mundo disse...

andreia, pois:)
Beijo

Francisco del Mundo disse...

soueu, agora sim...:D
Beijo