quinta-feira, agosto 23, 2007

O mundo de Lisboa...

Lisboa é a capital do meu país. Poderá ser a cidade onde viverei, mas nunca será a minha cidade. Falta-lhe algo. Talvez as pessoas sejam diferentes. Talvez porque liguem muito à imagem e às aparências. Ao que se deve ou não fazer. Ao que se deve ou não dizer. Tenho muitos amigos e amigas lisboetas. Gosto de todos eles. Mas eles sabem que a minha maneira de ser não refrear-me por causa das aparências. Falta a Liboa alguma autenticidade, genuinidade. Lisboa é com certeza a mais cosmopolita e europeia, mas é talvez a menos portuguesa das cidades...

Assim vai o mundo...

19 comentários:

Andreia disse...

eu não acho que Lisboa e os seus habitantes liguem às aparências, eu não sou de Lisboa, mas ao passar lá vê-se pessoas vestidas de outras maneira e os lisboetas nem ligam...

beijos

Anónimo disse...

Amo a luz e o clima, a oferta de meios, serviços e oportunidades. Mas as gentes do Norte, com o seu calor humano, a frontalidade e despretensiosismo serão sempre o meu guia, o regressar a casa :D

Anónimo disse...

Boas...

Como ves sp me rendi a isto dos blogs...
De qq maneira só queria mm dizer q tb sinto um bocado isso quando vou a lisboa... Continuo a achar q as pessoas do Norte, apesar de serem "broeiras", conseguem ser mais...

Abraço

Francisco del Mundo disse...

andreia, quando falo de aparências nem estou muito a falar da maneira de vestir... Enquanto cá em cima alguém falar alto numa conversa ou sair algo mais impróprio não é um crime de lesa-Pátria, em Lisboa olha-se mais de lado... Como já disse não é algo que me mate, apenas gosto mais da autenticidade do Norte...:D
beijo

Francisco del Mundo disse...

just, assino por baixo...
Francisco:D
Beijo

Francisco del Mundo disse...

gomez, e fazes muito bem...:D Reservo-te um lugar na minha lista...:)
Abraço

CS disse...

Não acho que os lisboetas liguem mais às aparências... Acho sim que somos mais fechados sobre nós próprios. Mas isso é uma consequência inevitável de viver numa qualquer grande cidade com características cosmopolitas.
É claro que há grandes diferenças culturais entre Norte e Sul. Por exemplo, a sensação que um lisboeta tem quando vai ao Porto é que em cada 10 palavras que são ditas, 11 são palavrões... :) E se não se está habituado a isso, mesmo que não nos cause qualquer problema, é natural que se estranhe um pouco.

(sou uma lisboeta inveterada, pronto) ;)

Beijinho

Silêncio © disse...

Ora como te entendo bem...

Eu apesar de adorar Lisboa não sei se iria viver para lá definitivamente.
Além dos "defeitos" que tu apontas, eu vou ser mais mázinha ainda...

As pessoas são frias e egoistas...

Um Beijo Silêncioso

Unknown disse...

Gosto de Lisboa, gosto do Porto!!

Não consigo ser tão assertiva na apreciação às duas cidades. Não acho uma melhor que a outra, são claramente diferentes e cada uma com os seu encantos, cada uma com os seus "defeitos".
Assim como as pessoas... adquirem características em função de toda a sua envolvente, cultural, sócio-económica, familiar and so on...
Só uma opinião ;)
Beijo

Anónimo disse...

errado...eu que sou do porto encontrei em lisboa o que nao existe no norte - amor pela cultura, associativismo, musica e muitas outras formas de arte. E os artistas de portugal ca pararam todos. e lisboa tem muito da boa gente do norte. basta dar tempo e conhecer. mas reconheco. e preciso dar tempo a lisboa, e preciso viver nela e fazer parte dela. nao e para todos.

Andreia disse...

ate em Santarém quando alguém fala alto é olhado, é falta de educação, quer dizer não estamos no Bolhao ou Bulhao whatever a vender peixe...

são mundos diferentes... seremos (nós os do sul) sempre mouros...

beijos

Jo disse...

Estou profundamente ofendida. E só tenho a dizer que não conheces o suficiente de Lisboa para dizeres isso. Vive lá, como eu o fiz, e ficas para sempre encantado com a cidade. Ou não... mas aposto que pelo menos não voltas a dizer esses disparates.

E para fazer as pazes: Beijo!

Anónimo disse...

eu acho é que as pessoas não ligam às aparências, vivem o seu mundo citadino e aterefado de tal forma que mostram-se indiferentes àquilo que se passa à volta. Não sei... parece que nas ruas vivem sempre com medo de se envolver, de ajudar, de participar... são muito desconfiadas. Aqui no Porto e em Braga nota-se precisamente o contrário. Nas nossas ruas as pessoas olham-se nos olhos, são mais espontâneas nas conversas, não ficam a poderar o que hão-de dizer... É como dizes, a 'autenticidade do norte'. Por tudo isto, é muito fácil para mim distinguir os que são turistas dos que não são.

ps- bom blog! :)

Shelyak disse...

Um olá para ti, Francisco...
Sabes, creio que o que sentes, afinal, não é mais do que a condição humana em todo o seu esplendor...cheia de coisas boas e más...em todo o lado do mundo será assim só que em alguns locais o envolvimento é mais propício para as coisas más virem ao de cima mas, pensando bem, também não deixa de ser verdade para as coias boas...digo eu ! :)
Um abraço para ti !!!

Francisco del Mundo disse...

A todos os que comentaram farei um post de resposta...

PS- Menina Tânia, obrigado e bem-vinda...

Xinha disse...

Concordo! Aparências não tanto na maneira de vestir, mas a maneira de encarar a vida...

(o nuorte rules!! LOL)

Maria Francisca disse...

Claro que falta(va)....eu não estou lá :D

Anónimo disse...

Francisco, é TÃO verdade!...

Blue Mayfly disse...

Ora bem, eu hoje não estou lá muito conciliadora... E como eu nem sequer sou nada, nada bairrista, aqui fica a minha opinião de portuense de gema, nascida ali bem no centro...
A cidade do Porto é uma das mais belas e ricas em cultura e tradição do nosso país... Sim, muitas vezes somos caracterizados como uns broeiros, sem cultura e sem maneiras... Não é bem assim... Aliás, não é de todo assim... Porque razão teremos nós, a melhor universidade do país? A mais inovadora, a que mais se dedica à investigação e por sinal, aquela em que é necessário uma média mais alta para entrar, a um nível global... e por aí fora...
E sim, somos mais genuínos, mais autênticos, mais frontais. Aqui as camisolas "de marca" compradas na feira, são assumidamente da feira... Não apregoamos aquilo que não somos, como por exemplo afirmar a pés juntos que uma camisola comprada na feira de Carcavelos veio directamente da griffe! Não temos pretensão de aparentarmos ser o que não somos...
E sim, somos generosos, capazes de dar tudo de nós, mais afáveis e hospitaleiros...
E gostamos do nosso sotaque. E das nossas asneiras! E das francesinhas! E das tripas à moda do porto! E do Rio Douro e das suas pontes! E da fabulosa arquitectura dos séculos XVIII e XIX... E do estádio do Dragão! São coisas que nos tornam únicos.
Antes broeira do que "tia"...
Amigos de Lisboa: antes de nos chamarem bimbos e incultos porque trocamos os "b" pelos "v"... olhem para a vossa periferia... É preciso dizer mais alguma coisa?
Portuense, de gema e com muito, muito, gosto...