quinta-feira, janeiro 10, 2008

O mundo da política...

Sempre tive um certo interesse por Política! Assim mesmo, com letra maiúscula de disciplina e não a politiquice de tricas partidárias. Por tudo isso, acompanharei com algum interesse as eleições americanas. Primeiro por este sistema sui generis de eleições primárias para escolher o candidato democrata e republicano. Em segundo, porque existem bons candidatos nos dois lados o que confere uma eleição mais interessante. E terceiro, porque uma eleição nos EUA tem grandes implicações no resto do mundo. Sendo que tenho tendência democrata, no que concerne ao sistema americano, gostava que os candidatos em disputa fossem Barack Obama (pelos democratas) e John McCain (pelos republicanos). Parecem-me duas pessoas sensatas e que não poriam o mundo em sobressalto com a sua eleição. Obama poderia ser o primeiro negro a ser eleito, o que representava uma novidade mais psicológica que outra coisa. Hillary Clinton fala do seu passado experiente de política. Até o poderá ter mas há algo na Senhora Clinton que não me inspira confiança. Talvez uma derrota nestas eleições traga a público muitos segredos por desvendar. Quanto aos republicanos, desde pastores baptistas (como Huckabee) a pessoas com passado duvidoso (como o ex-Mayor de New York, Rudy Giuliani), há de tudo. Continuo a sentir alguma simpatia pelo ex-prisioneiro de guerra, John McCain.
Numa sondagem no EUA, preve-se uma eleição democrata, porém as conjugações dos candidatos pode alterar as coisas. Clinton perderia com Giuliani e McCain mas ganharia a Huckabee, Obama arrasava Giuliani e Huckabee mas empataria a 45% com McCain. Gostava de ver este cenário! É algo a acompanhar...

Assim vai o mundo...

6 comentários:

Anónimo disse...

e o maior problema é que apesar de nós não podermos votar, levamos também com as consequências dos seus actos!

Anónimo disse...

Gostei da forma clara e sucinta com que apresentaste a questão. Partilho da tua escolha dos candidatos finais, mesmo sendo mulher não confio na Srª Clinton (seria mais do mesmo, na minha opinião).
Carla

Francisco del Mundo disse...

noivo, acontece... Quando existia Roma, um César era diferente do outro...:D
Abraço

Francisco del Mundo disse...

Carla, não tenho nada contra ela ser mulher, mas de facto há algo nela que não bate certo...:D
Beijo

Shelyak disse...

Que giro! Também tenho acompanhado as eleições americanas e prefiro, de longe, os democratas aos republicanos, por muitas e variadas razões.
A Clinton...pois é uma mulher bem calculista. Foi por estar já a pensar em candidatar-se que se calou e geriu toda a cena do marido e do bóbó como sabemos... digo eu, claro!
Vamos acompanhando então!
Abraço, rapaz !!!!!

Francisco del Mundo disse...

shelyak, concordo plenamente e não conseguiria ter dito melhor...:D
abraço