sexta-feira, janeiro 25, 2008

O mundo da política...

Eu vivi num país que nos últimos 50 anos, a média de permanência de um governo é de 20 meses! Um país que não se consegue governar e que sofre de muitos vícios (corrupção, mafia, etc). Esse país não é de 3º Mundo. É mesmo a Itália. Vejam os vídeos e leiam o texto que recebi via mail do que sucedeu ontem...







O primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, apresentou a sua demissão, pouco depois de o Senado ter chumbado uma moção de confiança ao Governo.
O líder da coligação de centro-esquerda, no poder há apenas 20 meses, chegou ao Palácio do Quirinal ao início da noite, para uma breve audiência com o Presidente italiano, Giorgio Napolitano.
Após a demissão de Prodi, que deverá ser acompanhada pela dos restantes membros do executivo, cabe agora ao Chefe de Estado pela convocação de eleições antecipadas ou, em alternativa, nomear um governo de transição até à aprovação de aguardadas reformas eleitorais.
Os partidos de esquerda já fizeram saber que preferem a segunda opção, face a sondagens que dão como certa a vitória da direita, liderada pelo ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, batido por escassa margem pela coligação de esquerda nas eleições de 2006.
Minado por sucessivas crises, o executivo de Prodi sofreu o derradeiro golpe no início desta semana, quando o ex-ministro da Justiça, Clemente Mastella, anunciou o afastamento dos centristas da Udeur do Governo. O partido detinha três lugares no Senado, cruciais para garantir a maioria da coligação governamental naquela câmara.
O líder da Udeur demitiu-se na última semana depois de ter sido envolvido numa investigação de corrupção, mas os analistas referem que por detrás da desavença está a reforma eleitoral proposta pelo executivo que poderá diminuir a representatividade dos pequenos partidos.
A oposição celebra, no senado, com champanhe e presunto!, atirando papeis ao ar.
Infelizmente a Itália está imbuída neste dilema de não ter uma lei eleitoral que permita aos partidos formarem um governo estável, capaz de governar por uma legislatura. Em 60 anos, escrevia anteontem um jornal inglês, a Itália teve 60 governos, e por uma vez só, o último governo de Silvio Berlusconi durou uma legislatura inteira. Em Itália mandam os pequenos partidos, cruciais para garantirem a estabilidade a qualquer governo de direita ou esquerda, mas que não lhes garantem contudo, fidelidade na execução política das reformas essenciais ao país, acabando por negar-lhes a apoio preciso à manutenção do statuos-quo indispensável a qualquer maíoria. Não é surpreendente portanto, a queda do governo depois da retirada de confiança da UDEUR, um pequeno partido centrista, que governava com Prodi, mas que temia a nova lei eleitoral que o chefe de governo queria levar a cabo para garantir estabilidade política ao país, e que desembocaria num possivel no enfraquecimento destes partidos. A Itália está novamente mergulhada na crise, porque não soube em sessenta anos de democracia, adaptar as suas instituições políticas aos desafios de uma nova era. Para um país prosseguir com um programa de desenvolvimento precisa de governos estáveis, para prosseguir com políticas rigorosas. Vale à Itália os "privados", que independente do governo, garantem ao país altas taxas de emprego e permitem ao país serem uma das maiores economias europeias, muito longe contudo, da França, Inglaterra, da Alemanha, e até da Espanha. Por culpa própria!



Assim vai o mundo...

7 comentários:

Anónimo disse...

podes crer...
assim vai o mundo...
bom fim de semana...
beijoca...

Francisco del Mundo disse...

cat, saudades tuas!!!:D
Bom fim de semana...
Beijo

D. disse...

itália poderia ter uma boa estabilidade política se adoptasse um sistema bi-partidário ou se adoptasse um sistema eleitoral proporcional, que assegure maioria absoluta.
se há algo de animador nestas imagens é percebermos que afinal os nossos deputados nem são assim tão pouco dignos do cargo que ocupam.

D. disse...

com isto queria dizer um sistema semelhante ao de portugal, onde há bastante estabilidade política.

Anónimo disse...

Confesso que gostei de ver os deputados nos insultos:)

Francisco del Mundo disse...

daniela, belo comentário! De facto, o sistema pluripartidário, cheio de partidos "pigliatutti" sem ideologia definida, transforma cada governo italiano numa miscelanea efevercescente!:D É um pais que necessitava de estabilidade mas que quem como eu viveu lá sabe que é impossível...:D
Beijo

Francisco del Mundo disse...

noivo, para quem está de fora como nós é divertido!!:D
Abraço