sexta-feira, janeiro 18, 2008

O mundo do tabaco...

Ainda não tinha falado muito sobre a lei do tabaco. Peço desculpa a todos os meus amigos fumadores, mas acho muito bem que não se possa fumar em espaços fechados. O vício de outra pessoa não pode ser prejudicial à minha saúde. Estou-me a borrifar que fumem, e que acabem por morrer de cancro do pulmão com lamúrias que deveriam ter deixado de fumar. O que não admito é o que o acto de outra pessoa me prejudique a mim. Se é assim tão agradável, com certeza não se importarão de ir fumar para outro lado ou de fazerem lobby nas tabaqueiras para inventarem cigarros sem fumo. Se alguém tem o vício de beber, isso não me afecta, mas o fumo entra nos meus pulmões, apenas porque respiro...
Ver algumas pessoas por quem tenho respeito (Miguel Sousa Tavares ou Francisco José Viegas a dizer que é um atentado à sua liberdade não poder fumar, irrita-me. Irrita-me porque é um desrespeito não pensarem nas pessoas que querem a liberdade de não inspirar monóxido de carbono...

Assim vai o mundo...

20 comentários:

Anónimo disse...

Concordo em pleno até porque "a liberdade de cada um acaba onde começa a liberdade do próximo". Fomos anos a fio fumadores passivos, finalmente a situação começa a ganhar novos contornos.
Carla

Francisco del Mundo disse...

Carla, espero que sim...
Beijo

Afrika disse...

Ola lindo,
Eu mesmo sendo fumadora, estou plenamente de acordo com a lei! Uma das coisas que me irritava, (sim, leste bem) era os cafés, bares e discotecas cheios de fumo, impossível respirar e ver um palmo a frente. Ouvi o comentário do Miguel Sousa Tavares quando ainda estava em Pt e muito honestamente so me apeteceu dar-lhe um bom safanão... mas depois de tudo o que tenho ouvido e lido sobre o polémico tema (em Pt, pois cá nem metade se ouviu quando a lei foi introduzida) e' que poderia dar-se muito bem a escolha a locais para e não fumadores. A mim nem me aquece nem me arrefece ate por que ja me habituei a ter que me deslocar ate a rua pra fumar.

Anónimo disse...

um dos erros comuns é mandar vir sem razão. acho bem que não se possa fumar em locais fechados onde há pessoas que não fumam. Claramente prejudica os outros. O que não me parece bem é que não se criem alternativas. caso prático: na escola não se pode fumar. Acontece que nos intervalos, quer alunos, quer professores, estão fora da escola, lado a lado a fumar. Agora eu pergunto: bons exemplos? claro que não! Alternativas? Claro que não! Agora critiquem-me de dar mau exemplo aos meus alunos......

Andreia disse...

eu fumo, respeito a lei e tou de acordo, simplesmente não entendo é porque não arranjam outros métodos para que os fumadores deixem de ser a modos que perseguidos...

mas a 1ª pessoa que me chame a atenção devido ao tabaco num sítio permitido, num local onde possa sacar do meu cigarro, tá lixada...

tem de haver respeito de ambas as partes...

beijo

Evey disse...

Eu sou completamente a favor, é uma óptima iniciativa para proteger os direitos dos não fumadores que têm sido ignorados nos últimos anos.

Francisco del Mundo disse...

afrika, mas tu és obviamente uma pessoa educada! Dou-te razão nessa questão das discos e cafés... É uma pena chegarmos a casa e ter a roupa cheia de fumo...
Beijo

Francisco del Mundo disse...

noivo, o acto de fumar já não tem idade, nem classe! é de facto um acto livre... dou-te razão que se devem criar alternativas, mas isso já sabemos como é o nosso país...:D
Abraço

Francisco del Mundo disse...

andreia, é por causa dessas atitudes de estar lixada e "estou no meu direito de fumar",que infelizmente teve de se criar uma lei para não se fumar em espaços fechados! E as pessoas gostam de dizer que sitios como Inglaterra e Suécia são locais onde tem mais liberdade, então os fumadores que vão lá e vejam onde vão fumar...
Beijo

Francisco del Mundo disse...

alice, eu tenho pena que seja preciso uma lei, mas tem de ser....
Beijo

Andreia disse...

é assim Francisco, eu não fumo em locais onde não posso fumar, mas se alguém não fumador, estiver num local onde é de facto um sítio onde seja autorizado a fumar, santa paciência... eu não vou ter em atenção essa pessoa... não vou...

Inglaterra ou Suécia secalhar arranjaram outros locais onde se possa fumar...

mas isto sou eu a ser do contra... mas a lei tá boa...

Sereia disse...

O Miguel Sousa Tavares vai morrer de cancro do pulmão. E nós vamos estar cá para ter pena dele...(se não a temos já!)

Francisco del Mundo disse...

andreia, como te disse, e não estou a dizer que tu és uma delas, foi o facto de os fumadores muitas vezes não respeitarem o facto de alguém não querer ser incomodado pelo fumo de outra pessoa, que teve de se fazer uma lei para uma questão que devia ser de bom senso...
Nesses dois países que disse a solução é fumar fora dos edificios. E em Inglaterra é inclusive proibido fumar nos estádios de futebol...
Beijo

Francisco del Mundo disse...

sereia, o que me custa é ver uma pessoa como ele que tenho por inteligente a defender algo que é contra o bom senso...
Beijo

Maria Francisca disse...

Olha tu vai dar sangue....a minha avó morreu de cancro nos pulmões nunca fumou na vida, ben ninguem ao redor dela fumava. Respeito uns pelos outros. Fumo e quando incomodo apago o cigarro!!

Andreia disse...

é preciso é respeito de ambas as partes,eu plo menos sempre tive em atenção os que tavam em meu redor, descobri um café de fumadores em Santarém e lá não vou ter atenção ao meu fumo...peço desculpa, mas não vou...

beijos

Francisco del Mundo disse...

emmanuelle, ganha juizo!:D Se calhar a tua avó trabalhava num forno a lenha ou lareira e nunca ninguém se lembrou disso... E o que disse é que enquanto tu apagas o cigarro, há outros que não apagam só porque estão a "gozar de uma liberdade"...
Beijo

Francisco del Mundo disse...

andreia, nunca disse que num café onde seja permitido fumar, deverias apagar o cigarro! Eu como não fumador, já sei que ali é território de fumadores!:) Mas também os fumadores tem que entender que a maioria não fumadora merece ter locais sem fumo...
Beijo

Andreia disse...

eu não costumava fumar no café, e quando fumava, era sempre nas horas mortas, tipo a meio da manhã, quando era só eu e mais 2 ou 3 pessoas incluindo o dono...

eu respeito a lei, dou-me bem com ela, se quero fumar, vou á rua e pronto, distraio-me e tudo...

beijo

Francisco del Mundo disse...

andreia, é isso tudo...:D
Beijo