terça-feira, agosto 15, 2006

O Mundo das letras...

Fantástico post, descoberto através do meu caríssimo homónimo, em que estão referidas as 100 melhores citações de entrada de diversos livros da literatura mundial...
É uma boa forma de descobrir o próximo livro a ler, ou de relembrar livros que já lemos. Já li muitos daqueles mas destaco dois:
- «Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía haveria de recordar aquela tarde remota em que o pai o levou a conhecer o gelo.» Gabriel García Márquez, Cem anos de Solidão

- «Nunca senti maior apreensão ao começar um romance.» W. Somerset Maugham, O Fio da Navalha

Assim vai o mundo...

11 comentários:

Anónimo disse...

66.ª) «“Para se nascer de novo”, entoou Gibreel Farishta, caindo dos céus, “é preciso primeiro morrer”.» Salman Rushdie, Versículos Satânicos
:)

Francisco del Mundo disse...

Bem, anónimo, não sei quem sejas, mas sem dúvida o autor do comment mais rápido no meu blog..:D
Ainda estava quentinho o post...:D

PS- Confesso que tenho de ler esse...:D

ivamarle disse...

gosto do Gabriel, mas eu procuraria:
"quando Joana Carda riscou o chão com a vara de negrilho, todos os cães de Cerbere começaram a ladrar..." Saramago, in Jangada de Pedra ;-)
deve ser mais ou menos assim, não tenho o livro, li-o emprestado para variar...

Francisco del Mundo disse...

Iva, do Ser Amargo só li ainda o Memorial... Mas acho que vou gostar desse, porque acho a ideia boa...

Anónimo disse...

ah, sr anonimo...nao ha nada tao brilhante como escreve o carissimo salman rushdie

Francisco del Mundo disse...

Do Salman li o Chão que ela Pisa... Difícil mas fascinante...

* disse...

li os dois
mas isto é um blog de literatura?

Francisco del Mundo disse...

Monica, que blog? O meu? Ou o do link?:) O meu é de tudo... O outro é ligado as livros sim senhor...

Anónimo disse...

Obrigado pelo elogio, meu caro Francisco.
Vou ver se consigo completar a lista das 100 melhores frases da ABR.
No entanto, há outra lista a decorrer, construída com o apoio de todos. Já vai em 11 frases de abertura e tenho o dobro ainda por colocar.
Um abraço,
André

PS - o meu blogue fala de livros, mas nem só de livros vive aquele... pasquim!

Francisco del Mundo disse...

AMC, foi merecido..:D Eu disse que estava ligado mas longe de mim dizer que se esgota nos livros...:D
Abraço

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! »