domingo, setembro 03, 2006

O Mundo na capital...

Como disse, andei ontem e hoje pela capital. Fui por motivos profissionais (que não deram em nada) e assuntos pessoais (estar com um amigo). Mas a maior parte do tempo estive sozinho, o que é bom para observar... Assim, apraz-me dizer:
  • Na minha saída nocturna pelo Bairro Alto e discoteca Buddha, assisti a um fenómeno curioso. A miscigenação nas relações está na moda, ou pelo menos deixou de ser tabu. O português "branco", permitam-me a especificação, perdeu a vergonha social de namorar ou "estar com" mulheres africanas ou brasileiras. Nota-se uma maior "coloração" (quem me conhece sabe que até é o meu gosto) nos casais. Deixou de haver uma segregação irracional que separava as "noites africanas" e as "noites portuguesas". A tudo isto, dou o meu forte apoio, porque está mais que na altura de começarmos a reconhecer Portugal como país multi-racial.
  • Gosto muito do Porto! Lisboa é de amores e ódios. A capital não é uma cidade para se estar sozinho. A maior aglomeração e animação faz com que uma pessoa sozinha se ache solitária. No Porto, sozinho, pode-se ir a um Guarani ou Maria vai com as Outras e não nos sentimos sós. No Bairro Alto ou Santos, ou se está em grupo ou então se tem à-vontade paa meter conversa (sobretudo com estrangeiros), porque de outra maneira podemos sentir-nos aparte, marginalizados. Parte tudo da ideia que num contexto de grupo, o indivíduo pode sentir ainda mais solidão.
  • Habituei-me à noite! Pude sair à noite muito novo e por isso perdi o medo dela muito cedo. Nunca fui assaltado, e por isso não sei como reagiria... Não procuro confusões mas não me esquivo da noite. Para quem conhece Lisboa, ontem à noite fiz a pé o percurso desde o Bairro Alto até Alcântara (passando o Terreiro do Paço, Santos, etc)... Já hoje me perguntaram se era doido e se não tinha sido assaltado. Doido, sou! Varrido, até! Mas quem me tira o prazer de caminhar à noite, tira-me muito do meu ser. Fi-lo em Famalicão, Póvoa, Braga, Porto, Lisboa, Aveiro, Coimbra, Madrid, Veneza, Milão, Bérgamo, Turim, Génova, Roma, Nice, Mónaco, Bruxelas, Brugges, Osnabrück, Bremen, etc, e nunca me aconteceu nada... Pode ser até ao dia em que leve nos "cornos", mas até lá arrisco. Arrisco sempre!
  • Incrível como no Bairro Alto me abordaram mais de dez vezes a perguntar se queria haxixe ou coca. É verdade que já não estava com os olhos muito abertos (mais ou menos pal plus), mas era do sono de ter dormido 5 horas na noite anterior. Receio que os miúdos de agora tenham mais facilidade que a minha "geração" teve e que não resistam a tornar experiências em vícios. É que não sou santo mas não tenho nem um vício! Excepto escrever, claro...
  • Dá-me um genuíno prazer falar com pessoas inteligentes e talentosas! Há pessoas que me caem no goto e que sei que me darei bem com elas. Não esqueço a primeira vez que vi o Francisco Véstia. Estava no eu apartamento da Póvoa e vi-o na sua participação no "Bar da TV". Disse aos meus pais: "De certeza que me daria bem com este gajo!". O mesmo nome, o mesmo curso, o mesmo bicho da comunicação... A verdade é que o destino nos juntos no único casting que fiz na minha vida! Bastaram 5 minutos para termos a certeza que realmente nos damos bem. Ontem, mesmo cheio de sono e cansado da caminhada, soube bem falar com ele meia hora, madrugada dentro. Ele está mais adiantado que eu nos planos futuros (também é mais velho um ano ou dois), mas temos sintonia. É inteligente e criativo, terão notícias dele em breve, e por isso dá-me prazer falar com ele. Tenho a certeza que trabalharemos juntos, e tenho a certeza que dois Francisco juntos é melhor que um... Até já, Chico!

Assim vai o mundo...

PS- Algo mudou por estes dias no autor deste blog... Para melhor...

7 comentários:

Anónimo disse...

Francisco...

Há pessoas que têm o dom carismático de nos «encavacarem»... Dou a esta palavra duplo sentido: o acto de encabular/deixar sem graça uma pessoa por acções ou palavras elogiosas; e a comparação elogiosa a Cavaco Silva.

Encavaca-me então que eu gosto.

Obrigado. Palavras não recebem de bom tom tal menção, por isso fico-me pelos actos ( ...ou seja , lá estarei para te pagar copos...)

Vejo-te por ai amigo!!

ivamarle disse...

é sempre bom rever amigos, mais ainda se estes em cada convívio, se aproximam mais e mais da nossa maneira de ser.
Gosto de passear nestas noites frescas de fim de Verão, embora não goste de o fazer sozinha, muito menos em Lisboa. Costumava fazê-lo em Amsterdam e em Espanha, é sempre mais encantador quando não se conhece muito bem o país;-)

Lara disse...

Gostei da tua viagem, e da maneira como viste a "capital"

Gostei da tua viagem pela noite, e como a sentiste.

Sim, Lisboa pode ser muito fria para quem não vai acompanhado. Há uma sensação de rejeição.

Mas na verdade Lx é uma cidade maravilhosa.

um beijo

Francisco del Mundo disse...

Chico, de nada...:D

Iva, claro que sim... Quanto a passear, faço-o em todo o lado...:D

Francisco del Mundo disse...

Lolita, sim... Tem mais piada acompanhado.:D

Luna disse...

Devias era ter ido comigo, cais olhos nao sei das quantas cais quê...e ainda iamos dançar uma kizombada com os meus amigos blacks

Francisco del Mundo disse...

Luna, olhos????:D Ahahahha... A menina é que se pos a andar de Lisboa...:P