segunda-feira, setembro 18, 2006

O Mundo privado...

Vendo o House um dia destes, tenho de reconhecer que me fascina o conhecimento do corpo humano. Não me importava de tirar Medicina para conhecer melhor a mais complexa máquina que existe. Não gostaria de exercer, apenas estudar! Não, porque não quisesse salvar vidas mas porque me frustraria as que não salvasse. E não sei como lidaria com a morte de um desconhecido...
Gosto de saber e absorver os conhecimentos médicos que ouço. Daí o meu fascínio pelas batas com médicos/médicas dentro...

Assim vai o mundo...

21 comentários:

ivamarle disse...

pois, pois...cá para mim tens é uma tara por "piquenas de bata branca" só, sem lingerie nem nada;-)

Francisco del Mundo disse...

Ahahahah... Não confirmo nem desminto...:)

Anónimo disse...

Já previa que falarias nele,não pelas batas certamente :) Alguma especialidade em particular ?

Francisco del Mundo disse...

Gosto da especialidade dele, que não creio que exista em Portugal: especialista em diagnósticos! Já previa??

Anónimo disse...

mas tens de ver de onde tiras a informação. Digo já que muitas vezes a imprensa transmite muita informação errada e com poucas bases científicas.

Anónimo disse...

mais uma coisinha ja sabes k eu detesto o Dr. House lol e qualquer um com o arsenal de exames complementares que ele faz era capaz de fazer um diagnóstico.

Lara disse...

Mas House só há um... lolll

e o menino que anda a fazer hum?

Adoro o Dr House! Mesmo sendo um casmurro, egoista, egocentrico, arrogante, frio, mentiroso... é um homem delicioso.

Não concordo com a Woochi, a diferença está no facto de ele fazer os exames, e apesar de alguns serem contraditórios, consegue fazer uma dedução logica, daquilo que parece ilogico.

Não se esqueçam que várias doenças, têm sintomas em comum... os exames por sí só, não são tudo!

beijo

Francisco del Mundo disse...

Woochi, mas parece-me que a serie tem de ter um batalhão de médicos a assessorar... Como o ER, calculo eu!:D Já sei que não gostas do senhor, preferes os Dougs, Marks e o Russo que nunca me lembro do nome do ER..:D Quanto aos exames, quem pode, pode... Mas sabes que os exames diminuem as hipoteses, podem não dar um diagnóstico!:D
É preciso falar de medicina para te por a falar tanto...:P

Lolita, ela é mais especialista que eu em termos de Medicina! Afinal 5 anos a estudar dão-lhe o estatuto de me poder chamar burro nesta área!:) Mas concordo que o House é o maior... Aahahhahaha...

Lúcia disse...

xiiiiiiii, era hoje. esqueci-me.
e eu que gosto do homem!

Francisco del Mundo disse...

Pois, Lima...:D Há sempre quinta na TVI...

Anónimo disse...

sim lolita.. muitas doenças tem sintomas em comum.. para isso serve o exame objectivo que bem feito nos orienta muito! e outra coisa.. já vi o Dr. house pedir RMN e testes toxicológicos raríssimos mas nunca o vi pedir um hemograma , que fornece imensa informação. Outro problema é que dá muitas vezes a ideia errada às pessoas que o veem que so se consegue um diagnostico com exames caros.

Francisco del Mundo disse...

Nem me meto...:D

Lara disse...

woochi, podes ser médica, acho isso optimo. Espero que sejas uma BOA MÉDICA.
Mas quando falo que muitas doenças têm os mesmos sintomas, tb sei do que falo. O que faço não interessa.

parece-me a mim, que aquela equipa médica, existe precisamente para casos mais complicados...em que sintomas não são assim tão lineares... casos que saiem do ambito normal. Quem a produziu, criou e realizou a série, não a fez concerteza á toa.

Alias os medicamentos de que falam existem na realidade, certo?

quanto aos exames caros, bem... na série aquele hospital é particular... alem disso, nos estados unidos a realidade é bem diferente da nossa. certo?

Mas sabes qual é a grande diferença?
eu explico: infelizmente nos nosso pais os médicos estão-se bem a borrifar para os pacientes. Podem não ter as condições que têm no hospital do house, podem não ter camas, não ter $ ... mas definitivamente não têm uma componente humana que deveriam ter!

Quando vejo um caso, de um homem que chega ao hospital, vazio,na noite de natal, a ter um enfarte... e o medico de serviço,com um sorriso lhe diz "tenha calma, espere um bocadinho que já tratamos de si..." e prepara-se para virar as costas e juntar-se aos colegas que festejavam juntos a noite de natal... tendo sido impedido pelo o filho do doente, que o agarrou pelos colarinhos obrigando a levar o senhor lá para dentro... e ao fim de umas horas avisarem que afinal ele teve um enfarte fulminante e faleceu mete-me nojo.
O senhor por acaso era o meu pai! mas qual exames baratos ou caros? É que neste caso, nem exames fizeram!
e dizes tu: " qualquer um com o arsenal de exames complementares que ele faz era capaz de fazer um diagnóstico."


queres mais um caso?

uma senhora que tinha dores insuportaveis, e fazem-lhe uma série de exames, e chegam á conclusão que tinha tinha um problema nos ovários... por isso o melhor seria tira-los. a paciente acedeu!
Dias depois as dores voltaram, e " oh que chatice afinal não eram os ovários, mas sim uma pedra nos rins" Bolas que chatice, enganamo-nos. mas não faz mal, opera-se de novo!!!!!"
A senhora por acaso era a minha mãe!
e dizes tu: " qualquer um com o arsenal de exames complementares que ele faz era capaz de fazer um diagnóstico."


queres mais casos?
eu dou! e sim na minha familia... mas felizmente abri os olhos, e (infelizmente) tirando partido da minha profissão, nunca mais vi um familiar meu a ser tratado assim...
Sabes que mais? os medicos falam demais, fazem pouco, encobrem-se,e saem sempre impunes!

francisco desculpa este desabafo... Woochi, se calhar fazia-te bem ver o DR HOUSE... começas a sofrer do sindroma, médico que sabe tudo, e nunca se engana!

Peço mais uma vez desculpa por este desabafo... mas também não gostei da maneira que me respondeste.

Anónimo disse...

eu não sofro de sindrome nenhum.. Sou a primeira a admitir que não sei nada.. sei apenas o que 5 anos de estudo me transmitiram e acho que é mais um pouco que a população em geral.. se calhar estou enganada!
Aliás tu é que nessa conversa generalizaste que todos os médicos portugueses se estão a "borrifar".. e que nenhum é humano! Aconselho-te que da próxima recorras a médicos nos Estados Unidos, pode ser que como o DR. House eles sejam muito mais humanos!!
Aquele programa só fortalece a ideia que os médicos têm de ser super-heróis! Quando não é verdade.. É apenas uma profissão como qualquer outra, com características específicas.
Se o médico tem de se sacrificar muitas vezes para ajudar um doente, acho bem que se exija o mesmo a todas as outras profissões, por exemplo que um professor fique depois do seu expediente para tirar duvidas a um aluno.
Existem muitos maus médicos, axistem muitos bons e alguns excelentes.. não te esqueças disso!
arranja o nr. do Dr. House pode ser que da próxima ele resolva os teus problemas.

Francisco del Mundo disse...

Meninas, meninas... calma convosco... Postarei sobre esta vossa discussão...
Beijos às duas

Luna disse...

Ora cheguei mesmo a horas do debate:
Então é assim:
O Dr. House é ficção, logo não pode ser comparavel á realidade.
Assim como os médicos e hospitais nacionais os há bons e maus, tal qual as pessoas, os cães e até as putas(desculpem o palavrão).
Discordo em absoluto que os nossos médicos se estejam a borrifar, ja passei por negligencias graves, nomeadamente a deficiencia da minha filha mais velha e não é por isso que me revolto contra a classe médica.
Insisto, são seres humanos que erram e que os há otimos e umas bestas como nós!
Chico pá beijos!

Francisco del Mundo disse...

Luna, sempre bem-vinda...:D Beijos, pá...:D

Lara disse...

Woochi, como não me respondeste directamente, "I rest my case".

Anónimo disse...

Um homem seguro de si e das suas capacidades,com um sentido de humor muito próprio, diria quase caústico. Inteligente,observador,discreto na aparência , de uma frontalidade indiscutível..É capaz de amar..mas ainda procura a bateria de testes que o possam levar ao veredicto final.

Francisco del Mundo disse...

Boa descrição do House...:D

Anónimo disse...

Pois,claro ...:)