quarta-feira, setembro 19, 2007

O mundo da imprensa...

José Manuel dos Santos escreve todos os Sábados na revista Actual do Expresso. É para mim o autor de uma das melhores colunas da imprensa portuguesa. A sua "Impressão Digital" toca muitos assuntos, mas sempre com uma escrita cuidada e apelativa. Deixo alguns exemplos para que apreciem:

[sobre os Açores] "Nada que é dos Açores me é indiferente: fui lá e fiquei para sempre. (...) Os Açores são um universo de bolso! Uma síntese, um segredo e um sinal. Um reino e um exílio. Um relâmpago de terra. (...) Nos Açores, os elementos possuem-se, cavalgam-se, geram-se, transformam-se uns nos outros: a terra torna-se fogo; o fogo, ar: o ar, água: a água, terra. Tudo é luz: luz subterrânea, luz alada, luz aquosa, luz ardida. Luz lenta, luz leve, luz larga, luz longa, luz limpa. E tudo se faz música. Até nós."

[sobre papéis] "Vivo rodeado de papéis, cercado pelo que leio e pelo que escrevo: livros cadernos, cartas, revistas, blocos de notas, jornais, folhas soltas. (...) Gosto de guardar palavras, de coleccionar frases, de juntar textos. (...) Por toda a minha casa, há livros e papéis, reunidos numa desordem de que só eu tenho a chave que a transforma em ordem íntima. (...) Com a cama ameaçada pelos livros, adormeço diariamente rodeado por uma constelação de palavras."

Assim vai o mundo...

4 comentários:

Anónimo disse...

gosto da escrita cheia de vida de José Manuel dos Santos e não acrescentava nem uma vírgula à descrição sobre os Açores, pelo menos S. Miguel deixou-me todas essas impressões e uma vontade enorme de regressar e conhecer as outras ilhas.
quanto aos pápéis são, apenas, uma parte de mim...não vivo sem eles e, de preferência, bem rabiscados.
Carla

Anónimo disse...

bem, acho k vou começar a lê-lo, só deste pedaço gostei!
as palavras fluem-lhe!
beijoca!

Francisco del Mundo disse...

Carla, a menina tem muito bom gosto...:D
Beijo

Francisco del Mundo disse...

cat, acho que fazes muito bem...;) Adorei o "fluem-lhe"!:D
Beijo