quinta-feira, setembro 27, 2007

O mundo dos desafios...

Pediu-me esta bela Maria para falar da minha infância.

"Ora bem, quando fiz 25 anos, decidi escrever as minhas memórias. Aconteceu depois de ter lido as auto-biografias de Pablo Neruda e Gabriel Garcia Marquez. Achei que devia escrever coisas que depois poderia não me lembrar. É um projecto que tem andado devagar. Cheguei já à fase da escola primária. Ou seja, percorri 5/6 anos de uma vida de 25. São as memórias mais difusas onde procuro fazer a minha génese através da minha família. Sei que falta ainda parte da infância e toda a adolescência, mas o resumo e conclusão a que posso chegar é que fui feliz. Vivi talvez a última geração tranquila. No pós-25 de Abril e antes da loucura do fim de século. Ou seja, não vivi os tumultos da Revolução (mas sim a entrada na UE) e tive tempo para gozar a infância sem a pressa que os jovens de hoje tem. Uma cidade pequena e pacata, os amigos e colegas de escola filhos de amigos e colegas de escola dos meus pais, um meio suficientemente pequeno para não ser perigoso e suficientemente grande para haver privacidade. Fiz muito desporto por relação directa com os meus pais, passei muito tempo sozinho por relação directa de ser filho único, aprendi o valor da leitura e não menosprezei a companhia da TV. Ganhei a independência da solidão sem perder a humildade da socialização. Chorei em silêncio, sorri bem alto. Não tive uma infância de ouro, mas conheci a importância de uma vida de platina..."

Assim vai o mundo...

8 comentários:

Catraia_Sofia disse...

«Chorei em silêncio, sorri bem alto».

:) e não há mais nada que possa dizer, deixo um abraço :)

Anónimo disse...

És como um diamante, multifacetado, que gosto de admirar.. Não espero que sejas eterno, mas permanecerás na memória de muitos. Bj.

Maria disse...

Obrigada por partilhares a tua infância comigo ^-^

beijinhos


[lá consegui escapar da cama para te vir visitar...]

Francisco del Mundo disse...

aifos, a menina anda sempre a roubar as frases certas...:D
Beijo

Francisco del Mundo disse...

just, sim e sou o inimigo de estimação de alguns... Lá surgiu mais um novo no Diario...:D
Beijo

Francisco del Mundo disse...

maria, foi um prazer ter acedido ao teu tema...:D Quanto à cama, há X que fala mais alto...:P
Beijo

Anónimo disse...

As memórias da infância são como uma caixinha de bombons...cheias de coisas doces!
O teu texto é um belo exemplo disso mesmo
Carla

Francisco del Mundo disse...

Carla, eu adoro bombons..:D
Beijo