quarta-feira, setembro 26, 2007

O mundo dos desafios...

Continuando com os desafios, foi-me pedido por esta menina que falasse sobre estar longe de quem se ama.

"É um tema fácil para mim, não porque seja agradável mas porque já o senti na pele. Não apenas por uma vez, mas várias. Fosse por condicionantes espaciais (1800 km, 350 km, etc), fosse por condicionantes temporais (ritmos de vida diferentes), ou mesmo por condicionantes sentimentais (dentro da relação, as pessoas terem tipos e intensidades diferentes). De todas me poderia queixar com conhecimento de causa. Sizer "Ah, a vida é tão injusta!" ou "Porque me tinha de acontecer logo a mim!", mas não o faço. Pura e simplesmente porque deixei há muito de me queixar do destino. Seja ele pré-destinado ou resultado do nosso livre-arbítrio, conseguirá arranjar forma de baralhar e dar de novo as cartas da vida. Amar é fácil, ter uma relação já nem tanto, amar e ter uma relação à distância é muito complicado. Lembro-me como as minhas últimas relações não funcionaram justamente por causa das distâncias que falei. Amei qualquer uma delas. Creio que teria vivido a minha vida com qualquer uma e teria sido feliz. Mas se calhar não era a altura para isso acontecer. Há quem me diga veementemente que se deve lutar contra o destino. Eu digo que não. Que se deve fazer o destino lutando por algo ou alguém. Tenho aprendido a viver a vida e o amor com serenidade mas com garra. Afinal, se a felicidade não estiver no final, que esteja no caminho que percorremos. Quanto ao resto, se o amor está longe, inventem. Escrevam-lhe, enviem flores, música, chocolates. Surpreendam-no e surpreendam-se. Só não passem a vida a queixar-se."

Assim vai o mundo...

15 comentários:

maria inês disse...

deixaram uma coisa para ti lá em casa!

Francisco del Mundo disse...

Obrigado, linda...:D
Beijo

Shelyak disse...

Tão bom e tão mau ao mesmo tempo...o afastamento...
Abraço que te deixo!

Catraia_Sofia disse...

"Se a felicidade não estiver no final, que esteja no caminho que percorremos"...

Assim seja! :))
Gostei da reflexão! :))

bjs

Francisco del Mundo disse...

shelyak, assim é o Mundo...:D
Abraço

Francisco del Mundo disse...

aifos, fico contente...:D
Beijo

Anónimo disse...

a ausência, se for temporária, pode ser um condimento para a relação, cria expectativas para o reencontro, ajuda a sonhar e pode mesmo evitar alguma monotonia.
Quanto ao texto é lindo e real, gostei principalmente da forma de fintar o destino, só não concordo contigo quando dizes que "amar é fácil".
Carla

Francisco del Mundo disse...

Carla, amar não é fácil?? Claro que sim... O ser humano é um ser que ama naturalmente... Estou a falar do sentimento, não das vicissitudes... De resto, amamos a familia, os amigos, as mulheres e homens que se atravessam no nosso caminho... Não, perdoa-me, mas AMAR é fácil...:D
Beijo

Anónimo disse...

esse é o amor platónico aquele que não convive com o quotidiano, porque esse amor tem todas essas vicissitudes de que falas. O que eu acho que é difícil é quando é necessário dar corpo ao sentimento, quando é necessário transformar o que sentimos num amor vivido.
Confuso?
Carla

vf disse...

..."se o amor está longe, inventem. Escrevam-lhe, enviem flores, música, chocolates. Surpreendam-no e surpreendam-se."

Só uma perguntazinha relativamente a este pedaço do texto:
- Só se estiver longe???


(Ok ..ok ...eu percebi..mas é que hoje apeteceu-me ser jornalista e retirar um bocadinho para colocá-lo completamente fora do contexto.:D)

Francisco del Mundo disse...

Carla, sim..:D O que estou a defender é que amar é fácil. O sentimento de amor! Bem sei que aguentar com tudo o que amar, ser amado, não amar, não ser amado, é mais complicado...:D
Beijo

Francisco del Mundo disse...

vf, a menina é jornalista??:D Apeteceu-me tb perguntar... Bem sabes que estava a dar uma possivel receita para quando o amor tá longe... Para quando está perto, pode ser outra receita (beijar, segredar ao ouvido, beijar, cozinhar um belo jantar, beijar..):D
Beijo

vf disse...

Jornalista moi?...naa...foi só mesmo apetite se um dia só.:D
Pela tua receita para o amor por perto,parece que padecemos da mesma maleita:Beijoqueirodependice.

Francisco del Mundo disse...

vf, mas gostei da curiosidade inerente à profissão ficticia.. Quanto aos beijos, tudo começa num beijo...:D
Beijo

Anónimo disse...

Distância... ainda continuo a aprender com "ela"!!! Nada facil, mas vou chegar lá!! quanto ao ser facil amar, hummm.....
"Se a felicidade não estiver no final, que esteja no caminho que percorremos"...
E que se faz com as recordações q ficam para tras???
Muito bom este texto:P
Beijooo