segunda-feira, setembro 17, 2007

O mundo dos desafios...

Começo hoje a resposta aos desafios que me foram propostos. Não seguirei nenhuma ordem que não seja a aleatoriedade. Alguns textos serão puras dissertações, noutras procurarei fazer um texto mais romanceado. Assim sendo, a pedido da menina Som do Silêncio, o primeiro tema é a viagem da minha vida...

"É-me simples falar de viagens. A minha personalidade torna-me um apátrida geográfico e sentimental. Se a vida é uma eterna viagem, então a cada dia procuro descobrir-me um pouco mais. Na busca de ser um filho, amigo, amante, homem melhor. Costumo dizer que sou de onde estou. Como qualquer ave migratória, tenho o meu ninho, mas gosto de partir. Cumpri há pouco a vontade de conhecer Cuba. A terra, o clima, as gentes. Foi maravilhoso como quando descobri os Açores, a Grécia, a Itália, a Bélgica, a Alemanha, etc... Em cada um destes sítios que conheci, conheci-me um pouco mais. Fui percebendo o quão complexo sou enquanto ser humano e como a verdadeira sabedoria está em descobrir o mais simples que há em nós. Faltam muitos locais onde quero ir! Brasil, Argentina, Chile, Nova York, África... Locais onde me quero perder apenas para me encontrar. Até porque a viagem da minha vida, como deve ser a de cada um de nós, é ao interior de mim mesmo. Foi numa viagem ao Hospital, residência por dez dias em 2003, que mais aprendi da vida. Sem sair da minha cidade natal, aprendi o que é ser despojado daquilo que me faz falta: liberdade! Não é o estar em sofrimento, é o não poder partir. Estar preso a uma cama fez-me entender as prioridades da vida. Por muito bem que estejamos, tudo nos pode ser tirado em breves momentos. O que fazer então? Viver com medo do que nos pode ser tirado? Não. Viver com intensidade e tranquilidade. Na mesma proporção! Reprimir tudo o que seja negativo, porque são coisas superfluas. Aproveitar o que de bom esta vida nos traz, dizer o que sentimos sem medo das palavras, sem medo que isso nos vincule a algo. Se quisermos, até a pior coisa do mundo pode ser relativa. Basta que não nos roube o sorriso...
Continuarei a fazer as minhas viagens. Pelo mundo e pelo meu Mundo. Aconselho que as façam também e que se percam. Porque no fundo se se guiarem por mapas, irão apenas onde outros já foram..."

Assim vai o mundo...

8 comentários:

Anónimo disse...

..."e que se percam"
Esse é o grande fascínio das viagens perdermo-nos da monotonia do quotidiano, perdermo-nos na descoberta de novas realidades, de histórias e estórias, de gentes, aromas e paladares.
mas, acima de tudo, perdermo-nos de nós mesmos, para que o regresso seja muito mais feliz e rico.
Das terras que falaste houve duas que me deixaram marcas: os Açores (um pedacinho de páraíso na terra) e Cuba por todo o encantamento e magia que me deixou, mas também pelos estrangulamento que encontrei em vários domínios.
desculpa a extensão, mas de facto viajar é um prazer sem fim!
Carla

Francisco del Mundo disse...

Carla, quem bem escreve pode extender-se à vontade... Ainda por cima, alguém que gostou tanto de dois dos meus destinos favoritos...
Beijo

vf disse...

Algumas partes desta viagem da tua vida são-me deveras familiares.
Como escreveu Morris West:
" Todo o homem,ao nascer,tem sempre uma conta a pagar porque recebeu um bem,chamado VIDA,que precisa de ser honrado.Como pagamos essa conta? Vivendo intensamente!Só isso.

Shelyak disse...

Vários locais onde fomos já os dois, embora em separado...outros que esperam...estamos pareciditos... mas Brasil, já fui, a Salvador, em Janeiro passado, numa altura em que estava cá um frio de gelar e lá praia...:)
Recomendo vivamente!
Abraço para ti :)))

Francisco del Mundo disse...

vf, sempre um prazer que uma bela menina cite alguém a propósito de um texto meu...:D
Beijo

Francisco del Mundo disse...

shelyak, dou aqui um elogio: espero fazer uma viagem contigo! Nem que seja a uma qualquer esplanada e que viajemos através das palavras...
Abraço

Anónimo disse...

inspirado estavas lindo!
uau!
beijoca!

Francisco del Mundo disse...

catworld, muito obrigado pelo elogio, bela menina..
Beijo